Uma retrospectiva dos maiores festivais globais
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Meio & Mensagem
9 de novembro de 2011 - 6h13
Pelo segundo ano consecutivo, promovemos, através da Associação Brasileira de Anunciantes, o ABA Summit, que aconteceu em 26 de outubro.
A finalidade do evento é trazer aos anunciantes brasileiros o que vimos de melhor nos festivais de comunicação que aconteceram pelo mundo durante o ano – Cannes, WFA, entre outros -, já que, normalmente, as pessoas têm chance de ir apenas a um ou dois encontros fora do Brasil.
Esta edição foi extremamente rica. Profissionais muito importantes para a comunicação estiveram lá, de empresas como Accentury, Wieden & Kennedy, Coca-Cola e trouxeram discussões em relação à tecnologia, mídia, estratégia de marca, sempre com o olhar do anunciante. Ao mesmo tempo, discutimos também um pouco de como os setores da indústria e da comunicação estão pensando seus negócios.
Como sempre, um dos assuntos mais debatidos foi a questão do on e do off. Colocamos em pauta exemplificações de como eles já não são mais trabalhados separadamente, seja do ponto de vista da estratégia, seja do ponto de vista do pensamento da mídia.
Outro ponto muito abordado foi a importância das métricas como norteadoras das ações das marcas. Cada vez mais, ações localizadas ganham amplitudes globais. As marcas precisam ser efetivas localmente e, ao mesmo tempo, precisam saber como administrar repercussões globais, principalmente as multinacionais.
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