Por que a Iberia inaugurou um espaço de experiência no Brasil
Com espaço temático em São Paulo, companhia aérea espanhola quer reposicionar marca e ampliar reconhecimento e relevância no Brasil
A esquina da Rua Oscar Freire com a Haddock Lobo, em São Paulo, recebeu um novo estabelecimento: o Espaço Iberia, no mesmo local que abrigava a loja conceito da Riachuelo.

Espaço Iberia, na Oscar Freira, em São Paulo, é voltado para experiência e fica no local até 30 de novembro (Crédito: Divulgação)
O espaço foi inaugurado na última semana e, até 30 de novembro, tem como proposta envolver os visitantes em uma série de experiências imersivas para conhecer os serviços e ações da companhia aérea espanhola.
São três andares que reúnem exposições sobre a evolução dos uniformes da tripulação da Iberia, um simulador de voo e até mesmo um espaço que remete às salas VIP da companhia ao redor do mundo. Também é possível adquirir itens temáticos da marca, entre camisetas, cadernos e até miniaturas de aviões e experimentar refeições e degustações de vinho de acordo com a categoria da classe escolhida.
Trazer o espaço para a capital paulista faz parte da estratégia de reposicionar a marca no Brasil, explica Gemma Juncá, diretora global de marketing e marca da Iberia, entendendo que a experiência é chave para tornar os clientes fieis. A empresa já promoveu experiências semelhantes em países como Colômbia e Argentina.
“Nos últimos dois ou três anos, a Iberia era mais ou menos conhecida. Havia um certo reconhecimento, mas a imagem da empresa ainda estava muito relacionada àquilo que éramos há 10 ou 15 anos. Mudamos nosso produto, mudamos nosso serviço, temos uma frota forte, uma marca forte. E este é o momento de vir aqui e fazer com que os clientes e o mercado nos redescubram”, diz.
A Iberia vem investindo desde 2023 no marketing no Brasil, especificamente para São Paulo e Rio de Janeiro, com a veiculação de campanhas multimídia, na TV e digital. Atualmente, o foco é gerar conteúdo para os perfis nas mídias sociais. “Não acreditamos em uma estratégia de abrir perfis para cada mercado em que operamos, mas estamos tentando ser relevantes para os clientes brasileiros, oferecendo conteúdo que seja pertinente para o público local. Estamos investindo e, para mim, o ponto-chave é a continuidade”, complementa.
A Iberia é cliente de agências globais, como McCann, para atender a ativações de marcas no Japão, Brasil ou França, cita a diretora. Apesar disso, busca parcerias com players locais para disciplinas específicas, como o marketing de experiência, balanceando o trabalho entre grandes holdings e boutiques.
Outro pilar explorado no Espaço Iberia é a relação com o futebol por meio da relação com o campeonato espanhol La Liga, da qual a empresa é a patrocinadora oficial na América Latina desde a temporada de 2023/2024. No Espaço Ibéria, os visitantes podem ter experiências interativas que reúnem transmissões de jogos da liga espanhola e espaços temáticos dedicados a clubes e jogadores, por exemplo.
Gemma destaca que a parceria comporta-se como uma alavanca global para aumentar awareness e gerar conexão emocional com o público latino americano — sobretudo o brasileiro, apaixonado por futebol — por meio de experiências: “Fora dos formatos publicitários tradicionais, tentamos ativar a presença da marca de uma forma muito diferente. É uma ferramenta muito poderosa para nós no modelo business to business, com nossos parceiros comerciais, por exemplo”, complementa Gemma.
Investimento no Brasil
A Iberia também anunciou planos para aumentar em 25% a oferta de assentos em voos com destino para o Brasil no primeiro semestre do próximo ano, parte da estratégia de ampliar presença no País. A companhia ainda irá inaugurar em dezembro e janeiro, respectivamente, rotas para Recife e Fortaleza.