Procon notifica GM por novo caso de recall
Montadora tem uma semana para dar explicações ao órgão sobre o segundo chamamento em menos de quatro meses
Montadora tem uma semana para dar explicações ao órgão sobre o segundo chamamento em menos de quatro meses
Meio & Mensagem
21 de maio de 2014 - 2h52
A Fundação Procon-SP notificou na terça-feira, 20, a General Motors do Brasil para que preste esclarecimento sobre comunicado de recall envolvendo mais de 238 mil veículos de 10 modelos da montadora. O problema é a não conformidade na fabricação do filtro, o que pode ocasionar vazamento de combustível próximo ao tanque. Em fevereiro a empresa já havia feito um recall.
O órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania pede informações sobre porque no primeiro chamado não foram convocados todos os modelos discriminados na campanha atual e o motivo pelo qual alguns estão sendo convocados novamente. A montadora tem o prazo de uma semana para dar as explicações presencialmente ou via documentação. Se não se manifestar, será autuada e multada.
A campanha abrange os modelos Agile, Celta, Classic, Cobalt, Cruze, Cruze Sport6, Montana, Onix, Prisma e Spin fabricados entre outubro de 2014 e abril de 2015. A troca da peça, que deve ser feito mediante agendamento prévio, leva certa de 15 minutos.
Onda sem fim
O assunto recall está muito presente na pauta da General Motors. No começo do ano, a companhia fez um chamamento no mercado norte-americano de 1,6 milhão de veículos com problemas de chave de ignição que podem ter causado pelo menos 12 mortes. Na semana passada, a montadora foi multada em US$ 35 milhões pela demora em fazer esse recall. Já nesta semana, a companhia anunciou outros quatro recalls nos Estados Unidos, num total de 2,42 milhões de carros. A Toyota é outra grande montadora que vem enfrentando problemas com casos de recall.
Leia também:
Recall bate recorde em 2013 no Brasil
Como a GM deve guiar a crise do recall
Toyota paga US$ 1,2 bi por conduta em recall
Toyota faz recall de 6,39 milhões de veículos
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros