Marketing

Ranking analisou marketing digital na Black Friday

Levantamento desenvolvido pela Cortex Intelligence apurou quais foram as empresas que melhor usaram os recursos de SEO e Inbound PR

i 3 de dezembro de 2020 - 9h56

(Crédito: Karolina Grabowska/Pexels)

Um levantamento da Cortex Intelligence apurou quais foram as marcas que melhor usaram os recursos de marketing digital para se destacar nas buscas sobre a Black Friday. Para isso, a companhia monitorou, entre os dias 9 e 29 de novembro, as notícias em destaque na busca do Google e a influência das marcas no rankeamento. A partir desse estudo, a Cortex criou um ranking das empresas que adotaram as melhores estratégias de SEO e Inbound PR para o evento.

No topo do ranking e destaque na categoria varejo, o Magazine Luiza foi a marca que teve melhor potencial de atratividade de clientes por meio de estratégias de PR, segundo a pesquisa. De acordo com a análise da companhia, o desempenho se dá pela sincronicidade entre a divulgação de pautas para veículos de comunicação, como as notícias sobre a alta nas ações da empresa, junto à decisão de fazer promoções diárias em seus produtos.

Na segunda posição, a Amazon concentrou sua estratégia na véspera do evento. Já na categoria marca, a Samsung lidera, com a terceira posição. A companhia apareceu de forma mais intensa nas notícias para o consumidor que busca “Black Friday” na sexta-feira, dia 27 de novembro. Entretanto, o interesse pelos produtos da marca já se mantinha entre médio e alto, durante todo o mês de novembro. Assim, as notícias próximas ao evento foram uma ferramenta para alavancar o consumo.

Apesar das varejistas terem dominado as primeiras posições do ranking, a Cortex também destaca o desempenho do foodservice. As promoções em comida capitaneadas, principalmente, pelo iFood influenciam na maior presença de marcas de fast food como o Burger King e Pizza Hut, aponta o levantamento. Confira o ranking completo:

(Crédito: Reprodução)

*Crédito da foto no topo: Ajwad Creative/iStock