Rio 2016 apresenta Tocha Olímpica
A agência de design Chelles & Hayashi, dos sócios Gustavo Chelles e Romy Hayashi, assina o desenho do símbolo dos Jogos
A agência de design Chelles & Hayashi, dos sócios Gustavo Chelles e Romy Hayashi, assina o desenho do símbolo dos Jogos
Teresa Levin
3 de julho de 2015 - 12h24
O Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 apresentou na manhã desta sexta-feira, 3, em Brasília, a Tocha Olímpica em uma cerimônia que contou com a presença da presidente Dilma Roussef. A agência de design paulista Chelles & Hayashi, dos sócios Gustavo Chelles e Romy Hayashi, assina o desenho do principal símbolo olímpico. Ela foi escolhida após um processo de seleção nacional que contou com 76 inscritos; a decisão ficou nas mãos de uma Comissão Julgadora multidisciplinar, formada por 11 membros reconhecidos por sua experiência na criação de produtos ou por seu destaque no Movimento Olímpico.
A Tocha que representará os jogos do Brasil traz em seu conceito movimento, inovação e brasilidade. A ideia é refletir o encontro da tradicional chama olímpica com o calor humano do povo brasileiro nos primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul. “Para criar o desenho da Tocha do Revezamento dos Jogos Rio 2016 nos baseamos no Espírito Olímpico, na natureza do nosso País, na diversidade harmônica e na energia do nosso povo. Utilizamos o traço específico da marca Rio 2016 para desenhar os seus contornos. Seus segmentos horizontais, uma vez abertos, revelam o céu, as montanhas, o mar e o solo representado pelo calçadão de Copacabana”, conta Beth Lula, diretora de marca do Comitê.
Ainda nesta manhã, foram apresentados mais detalhes do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. Com patrocínio da Coca-Cola, Nissan e Bradesco, ela percorrerá quase 300 cidades brasileiras e será levada por 12 mil condutores. Em uma ação com o Twitter, o Comitê Rio 2016 está mostrando a Tocha Olímpica para todos aqueles que usarem a hashtag #TochaRio2016. Os usuários da rede social vão receber uma imagem personalizada, com informações sobre como podem se inscrever no revezamento oficial.
A jornada da chama olímpica no Brasil começará em Brasília entre abril e maio de 2016; a data certa ainda não foi definida. Ela passará por 26 estados brasileiros percorrendo um total de aproximadamente 20 mil quilômetros e 10 mil milhas aéreas. No dia 5 de agosto de 2016, o Revezamento da Tocha Olímpica se encerrará com a chegada do símbolo ao Maracanã, quando o último condutor a utilizará para acender a Pira Olímpica na abertura dos Jogos Rio 2016.
A Tocha Olímpica é produzida em alumínio reciclado e resina e conta com acabamento acetinado. Ela pesa entre 1kg e 1,5 kg e mede 63,5 cm quando fechada e 69 cm ao ser aberta. Ao longo dos próximos dois meses, o Comitê Organizador dos Jogos e os patrocinadores oficiais do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 – Coca-Cola, Nissan e Bradesco-, anunciarão suas campanhas públicas para selecionar os condutores do símbolo.
A Tocha conta com um site oficial e será apresentada com um filme que pode ser visto abaixo. Ela também estará na noite desta sexta-feira em uma festa no Jockey Club , no Rio de Janeiro. Os bastidores deste evento poderão ser conferidos pelo Twitter, basta seguir a conta @Rio2016. Veja abaixo o filme que divulga o símbolo olímpico:
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros