Assinar

Rio 2016 lança fonte proprietária

Buscar
Publicidade
Marketing

Rio 2016 lança fonte proprietária

Dalton Maag assina trabalho que incluiu o desenvolvimento de 5448 caracteres


23 de julho de 2012 - 5h17

Os Jogos Rio 2016 terão uma fonte proprietária, que será utilizada em todas as suas mensagens-chave. A criação foi inspirada nas letras e números do logotipo Rio 2016™ e na essência dos jogos: paixão e transformação, que une as marcas olímpica e paralímpica. O conceito tipográfico é assinado pela equipe brasileira da Dalton Maag, que trabalhou em conjunto com o estúdio de Londres, na engenharia da fonte.

Foram realizados 23 estudos durante oito meses de trabalho para a criação dos 5448 caracteres. A cidade do Rio de Janeiro também inspirou a equipe de designers: o calçadão de Copacabana está presente nas letras ‘m’ e ‘n’, enquanto a letra ‘r’ lembra a Pedra da Gávea. Já a paisagem carioca aparece na variedade das curvas. Outra característica presente é que as letras são desenhadas com um único traço contínuo, com forma ágil e fluida para sugerir o movimento dos atletas.

Fábio Hagg, designer da Dalton Maag, informa que a fonte proprietária deve expandir os conceitos da logomarca dos jogos olímpicos e paralímpicos. “O briefing pedia para pegarmos o logotipo criado pela Tátil e criarmos um alfabeto inteiro a partir dali, para que fosse usado nas mensagens-chave dos Jogos . Com isso, todos os valores e conceitos que estão no lettering passam a estar presentes em toda a comunicação, seja em placas de sinalização ou avisos”, conclui. O grupo de designers que assina a fonte e membros do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 encontraram-se nesta segunda-feira, 23, na Casa Brasil, em Londres, para marcar o lançamento da fonte.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também