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Sadia responde críticas do Idec

Órgão da defesa do consumidor afirma que campanha publicitária estava maquiada como atividade educativa


19 de agosto de 2016 - 14h33

Na última quarta-feira, 17, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e a Aliança de Promoção da Saúde (ACT), entre outras organizações da sociedade civil, enviaram carta ao chef Jamie Oliver criticando sua parceria com a Sadia para o projeto Saber Alimenta. Em julho, a Sadia apresentou, em parceria com o chef , uma nova categoria de alimentos, cujo o objetivo era incentivar os brasileiros a se alimentarem melhor. Um dos pilares dessa parceria é um programa voltado à educação alimentar nas escolas para o público infantil.

De acordo com um comunicado do Idec, “o programa, que prevê atividades educativas em escolas, é uma ação publicitária maquiada e por isso imprópria, conforme define o Código de Defesa do Consumidor”. O órgão ainda acusa a Sadia de tentar fidelizar o público desde a infância, o que é considerada uma prática de publicidade abusiva porque está diretamente voltada para as crianças menores de 12 anos.

Em sua defesa, a Sadia afirmou que o projeto é baseado no “Kitchen Garden Project”, já introduzido por Jamie Oliver nas escolas do Reino Unido, e adaptado à realidade brasileira. “A Sadia respeita a diversidade de opiniões, mas esclarece que o projeto Saber Alimenta não contempla propaganda da marca nas escolas e foi elaborado conforme as diretrizes do Guia Alimentar para População Brasileira, do Ministério da Saúde”, informou a empresa em comunicado oficial.

“O Idec e as outras instituições esperam que o chef diante das considerações expostas tome as medidas necessárias para impedir a exposição de crianças aos produtos e aos programas da Sadia”, ressaltou o Idec. Além disso, uma campanha online também foi criada para que os consumidores reforcem o apelo sobre a parceria.

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