Saraiva inicia plano para reformular varejo
Empresa contrata consultoria Enéas Pestana & Associados para auxiliar processo de reestruturação da sua unidade de negócios de varejo
Empresa contrata consultoria Enéas Pestana & Associados para auxiliar processo de reestruturação da sua unidade de negócios de varejo
Meio & Mensagem
20 de abril de 2015 - 3h11
A Saraiva, editora e rede varejista focada em educação e cultura, anunciou nesta sexta-feira, 20, a contratação da consultoria Enéas Pestana & Associados para auxiliar no processo de reestruturação da sua unidade de negócios de varejo. O trabalho será conduzido por um time de consultores, liderados por Enéas Pestana, em conjunto com os executivos da própria Saraiva.
Segundo comunicado assinado pelo diretor-presidente e diretor de relações com investidores Jorge Saraiva Neto, a iniciativa dá sequência ao processo de profissionalização da gestão da empresa “com a convicção de que essas ações contribuirão fortemente para a criação de valor e para o crescimento sustentável da companhia”.
O Grupo Saraiva, que completou cem anos em 2014, atua fortemente na produção de conteúdo para educação básica, ensino técnico e superior, em especial Direito. Na área de varejo, possui 115 lojas em 17 estados e no Distrito Federal. Possui também o Lev, leitor de livros digitais lançado em 2014. Em 2014, teve receita bruta de R$ 2,4 bilhões, alta de 6% sobre 2013, e lucro líquido de R$ 5,7 milhões, queda de 56% em relação ao ano anterior. Já o EBITDA foi de R$ 111 milhões, 17% acima do resultado de 2013.
No e-commerce, lançado em 1998, e nas lojas físicas oferece produtos de literatura, papelaria, música, filmes, games e softwares, telefonia, eletrônicos e periódicos, além de serviços de recarga de celular, venda de ingressos, cartão presente, cartões pré-pagos, seguros, assistência técnica, entrega garantida e entrega em domicílio.
Com mais de 20 anos de experiência no varejo, Enéas Pestana, fundador da consultoria, presidiu o Grupo Pão de Açúcar (GPA) nos últimos quatro anos e também foi CFO do grupo por sete anos. Anteriormente foi vice-presidente da Diagnósticos da América, além de ter trabalhado na GP Investimentos e no Carrefour.
Compartilhe
Veja também
The Town apresenta uma nova atração: a The Tower
Idealizada por Roberto Medina, a atração pretende transportar o público para dentro de um espetáculo que une dança, performance e música em todos os dias do festival
NPS Benchmarking 2025 terá novos segmentos avaliados
Quinta edição do estudo da Opinion Box contará com pontuação média de segmentos como casas de apostas e moda infantil