Satisfação do consumidor cresce em TI
Indústria digital registrou o maior avanço no índice de satisfação do consumidor medido pela ESPM
Indústria digital registrou o maior avanço no índice de satisfação do consumidor medido pela ESPM
Meio & Mensagem
19 de junho de 2013 - 9h21
A Indústria digital foi a área que mais cresceu no Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC) medido em maio pela ESPM. O segmento – que analisou a performance da HP, Itautec, LG e Positivo -, avançou 18,3 pontos percentuais, pulando de 48,3% em abril para 66,6% no mês seguinte.
No varejo, a avaliação envolveu os supermercados Pão de Açúcar, Walmart, Zaffari e Carrefour, que acumularam alta de 15 pontos percentuais no mesmo período, passando de 68,2% para 83,9%. As companhias aéreas pesquisadas – Gol, TAM, Avianca e Azul Trip – também registraram aumento, de 52,4% para 64,7%.
Já a categoria de moda, representada pelas marcas Renner, Riachuelo, Marisa e Lojas Colombo, declinou 13 pontos percentuais, de 76,4% para 63,4%. A queda é atribuída à repercussão negativa de comerciais para o Dia das Mães e Dia dos Namorados. De acordo com a ESPM, uma das ações, com a participação de Claudia Leitte, respondeu por aproximadamente 70% de todo o volume de citações sobre a marca, a maioria, porém, negativa.
Criado pelo professor Ricardo Pomeranz, o estudo utiliza informações retiradas da web para analisar o que os consumidores pensam sobre os produtos e serviços de 96 empresas de 24 setores da economia. Ações de marketing e campanhas estão entre os principais influenciadores dos resultados. No geral, o INSC do mês de maio apresentou uma baixa variação, de apenas 0,3 ponto percentual, alcançando o patamar de 53,4%.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros