Sedãs saem de linha nos Estados Unidos
Em meio a queda de vendas nos modelos como Chevrolet Cruze e Ford Focus, montadoras acompanham tendência por foco em SUVs
Em meio a queda de vendas nos modelos como Chevrolet Cruze e Ford Focus, montadoras acompanham tendência por foco em SUVs
10 de dezembro de 2018 - 11h16
Por E. J. Schultz, do Ad Age*
Os sedãs já viram dias melhores. O que já foi o símbolo das famílias de classe média dos Estados Unidos, agora observa uma queda acentuada em comparação aos SUVs e crossovers. A tendência atingiu seu ápice neste ano, com montadoras anunciando o fim da produção de muitos modelos. Semana passada, a General Motors foi a última a fazê-lo, afirmando que descontinuaria seis modelos de sedãs para o mercado estadunidense como parte de uma iniciativa para reduzir custos, o que inclui corte de 15% no número de funcionários. O Ad Age selecionou os principais modelos que não chegarão mais às concessionárias. Confira:
Ford Focus
Hit dos EUA em 1999, o modelo usou o que a Ford indicou como uma abordagem de consumo de massa, escreveu o Automotive News à época. Isso significou que os compradores poderiam escolher dentre uma variedade de opções, incluindo um pacote pet — que vinha com uma coleira e pote de água. Mas, mesmo assim, o modelo não sobreviveu aos cortes da Ford. De janeiro a outubro, o Focus teve queda de 21% em suas vendas, totalizando 105.203 veículos vendidos.
Chevrolet Cruze
A GM mirou jovens e pais que os filhos saíram de casa com o Cruze. Seu lançamento foi feito nos EUA em 2015, substituindo o Cobalt. Sua primeira campanha foi realizada pela Goobby, Silverstein & Partners e utilizou a voz de Tim Allen para competir com o Corolla, da Toyota. Atualmente, conta com uma queda de 22% nas vendas. Ao todo, foram vendidos 124.536 modelos da marca nos primeiros dez meses de 2018.
Buick LaCrosse
O sedã médio chegou em 2005 com uma campanha que estreou no dia de Ação de Graças. Voltado para a geração baby boomer, o filme do modelo contou com a trilha sonora de Dream on, do Aerosmith. Nos primeiros dez meses do ano, as vendas se assemelharam mais a um pesadelo, com queda de 16%, comercializando um total de 24.260 veículos.
Cadillac CT6
O carro estreou em 2015, durante o New York Auto Show, após a GM realizar um teaser dele em um anúncio criado pela Publicis durante a premiação do Oscar. Esse ano, a marca anunciou que está transferindo sua sede de volta a Detroit. Enquanto isso, as vendas do modelo estão cada vez piores. Até outubro, o CT6 perdeu 10% em volume de vendas, totalizando 8.043 veículos.
Chevrolet Impala
Nomeado em referência aos antílopes médios africanos, o Impala chegou ao mercado em 1958 como uma versão premium do modelo Bel Air. O sedã estrelou filmes como o “Saturday Night Fever”, e, em 1989, o Impala serviu de base para a criação do Batmobile. Esse ano, o modelo teve queda de 16% nos primeiros dez meses.
Ford Taurus
Nascido em 1985, o Taurus se tornou o carro mais vendido dos EUA em 1992 e manteve esse título por cinco anos consecutivos. O modelo chegou a participar da série Arquivo X, como parte do acordo de product placement da Ford com a Fox. Mulder e Scully, agentes do FBI na trama, conduziram um modelo azul no episódio piloto do programa. Nos primeiros dez meses do ano, o modelo teve queda de 15% nas vendas, comercializando um total de 391.420 veículos.
*Traduzido por Salvador Strano
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