Setor Duas Rodas fecha ano com queda de 20%
Volume de vendas e de produção levou o mercado para o patamar de três anos atrás
Volume de vendas e de produção levou o mercado para o patamar de três anos atrás
Meio & Mensagem
6 de dezembro de 2012 - 4h12
Durante a última coletiva à imprensa de 2012, realizada nesta quinta-feira 06, a ABRACICLO (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) fez o balanço do mercado de motos deste ano e divulgou expectativas para o setor em 2013. O ano se encerra com uma baixa de 20% na produção e nas vendas no atacado. O principal motivo para essa retração, segundo Marcos Fermanian, presidente da entidade, é a restrição para financiamentos. No entanto, espera-se uma leve retomada no ano que vem.
As vendas de atacado em novembro deste ano regrediram 29,4% em relação ao mesmo mês um ano atrás. O acumulado durante os onze meses de 2012 registra uma queda de 21,2% em comparação com 2011. A produção também caiu consideravelmente (20,2%). A Honda continua na liderança das vendas (80,78%), seguida pela Yamaha (10,09%). A Dafra se posiciona em terceiro lugar, com 2,80%.
“O ano de 2012 foi uma experiência amarga, nos preparamos para um crescimento de 5% e ele não ocorreu”, afirmou Fermanian. A entidade prevê uma discreta melhora para 2013, com uma estimativa de 2,4% nas vendas e 3,7% na produção.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros