Slogan da Copa sai até março
Meta foi definida em reunião nesta quinta, 19; São Paulo terá sorteio da Copa das Confederações
Meta foi definida em reunião nesta quinta, 19; São Paulo terá sorteio da Copa das Confederações
Teresa Levin
19 de janeiro de 2012 - 5h50
A primeira “board meeting”, reunião de atualização dos preparativos da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil aconteceu na manhã desta quinta-feira, 19, no Rio de Janeiro. O encontro contou com a presença do presidente do Comitê Organizador Local (COL) Ricardo Teixeira e de toda sua diretoria. Vários dirigentes da FIFA estiveram presentes, entre eles o secretário geral da organização Jérôme Valcke. Também participaram da reunião o ministro do esporte Aldo Rebelo e o membro do COL e ex-jogador da seleção brasileira Ronaldo Nazário.
Entre os destaques do encontro está a definição da meta para apresentação do slogan da Copa do Mundo do Brasil: o grupo espera que ele seja divulgado em março deste ano. Os conceitos básicos que serão retratados no slogan foram definidos pelo COL, FIFA e Governo Federal. A ideia é que ele traga as seguintes características do país: Sociedade Coesa, Poder de Inovação, Natureza Impactante, Terra de Alegria e Nação do Futebol.
O secretário geral da FIFA ressaltou que a escolha do slogan e do mascote são importantíssimos. “Vocês verão que vamos envolver todos os brasileiros na decisão final. Tem que ser algo que pertencerá ao Brasil e que o Brasil vai querer dizer para o mundo”, falou. Valcke também ressaltou que a decisão não é puramente da FIFA. “Temos um pré-acordo para que o slogan seja lançado em março quando teremos uma campanha de marketing. Este lançamento será feito pela presidência do País e pela FIFA e é parte importantíssima da Copa. Temos que ter certeza que é aquele que o Brasil quer e por isso está levando tanto tempo”, explicou.
Os detalhes do planejamento de marketing, do programa de proteção às marcas e das FIFA Fan Fests também foram discutidos nesta reunião assim como a estratégia do programa de sustentabilidade para a Copa do Mundo FIFA 2014. O grupo ainda debateu as necessidades mais urgentes envolvendo telecomunicações e tecnologia da informação, além do planejamento de transportes e tráfego.
Ainda no encontro de hoje foram definidas questões operacionais sobre o quartel general da FIFA durante a Copa, que será localizado no Rio de Janeiro, mas ainda não está definido exatamente onde. Já o novo escritório do COL e da FIFA na cidade ficará no Riocentro. A mudança deve acontecer ainda este ano.
Os consultores de estádios da FIFA e do COL ressaltaram o bom andamento das obras dos estádios, enfatizando a boa qualidade da indústria de construção civil brasileira. No geral, as obras estão caminhando dentro do cronograma estipulado, exceto em Natal, onde estão bem atrasadas e deverão ser acompanhadas de perto.
O processo de seleção dos Centros de Treinamento de Seleções (CTS) também foi detalhado. Até agora, 237 cidades são candidatas a receberem seleções; deste total, 82 ainda serão vistoriadas. As primeiras aprovadas serão conhecidas em março quando assinarão os contratos para receberem os times.
Na coletiva de imprensa após a reunião, Jérôme Valcke fez em inglês uma observação em relação a reportagens que tem saído na mídia. “Às vezes acho que deveria falar em francês. Parece que quando falo, metade da mídia interpreta algo positivo e metade negativo. É preciso deixar claro que não existe tensão e atrito entre a FIFA e o Governo. Estamos trabalhando como uma equipe em conjunto pela Copa”, disse. Quando questionado se estaria otimista em relação à aprovação da Lei Geral da Copa, o secretário geral da FIFA disse que quem deveria responder era o ministro do esporte. Aldo Rebelo ressaltou que está muito otimista e espera que esta lei seja votada até o mês de março.
A próxima reunião de atualização da diretoria do COL será realizada em março, em Brasília. Mais uma vez estarão presentes membros da FIFA e do Governo Federal. A cada dois meses será promovido um encontro deste tipo.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros