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Starbucks tem receita recorde

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Starbucks tem receita recorde

Cifra de US$ 3,4 bilhões obtida no primeiro trimestre fiscal de 2012 é 16% maior e segue alta também nos lucros, que aumentaram 10%


27 de janeiro de 2012 - 2h00

Nem as constantes pressões exercidas sobre os preços das commodities foram suficientes para esfriar o café da Starbucks. Enquanto o lucro da marca americana atingiu a cifra de US$ 382,1 milhões, o equivalente a uma alta de 10%, a receita aumentou 16%, para US$ 3,4 bilhões. O resultado obtido no primeiro trimestre fiscal de 2012, concluído no dia primeiro de janeiro, é considerado um recorde da companhia que experimentou ainda um crescimento de 9% em vendas globais nas mesmas lojas (unidades em operação há mais de 12 meses), além de um aumento de 7% no tráfego de clientes.

Com 15 mil lojas em 50 países, a empresa presidida por Howard Schultz promete acelerar a sua expansão. A abertura de lojas deve passar de 241 no último ano fiscal para 800 unidades até o fim de 2012, montante dividido entre as Américas (400), Europa, Oriente Médio e África (100) e Ásia-Pacífico (300). Nessa última região, a estratégia está voltada para a China, que já conta com 500 unidades, mesmo volume encontrado também na América Latina.

A importância do Brasil para a operação é inegável. De acordo com a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), o consumo de café em 2011 foi o maior desde 1965, quando alcançou o volume per capta de 4,72 quilos de grãos torrados. Em 2011, cada brasileiro consumiu quase 82 litros de café, o que corresponde a 4,88 quilos, um acréscimo de 1,45% ante o ano de 2010, superando os mercados italiano, francês e americano. Os campeões, no entanto, ainda são os países nórdicos – Finlândia, Noruega, Dinamarca – com um volume próximo dos 13 quilos por habitante ao ano.

A diversificação no preparo do café, como os expressos, cappuccinos e outras misturas, vem criando uma legião de baristas e forma ainda o cenário perfeito para o crescimento em solo nacional. Em janeiro, a operação brasileira já abriu três lojas, uma no Rio de Janeiro e outras duas em São Paulo, além de lançar novos sabores do Frappuccino, um dos símbolos da marca, e trazer pela primeira vez ao País o Guatemala Casi Cielo, cultivado em fazendas cercadas por vulcões na cidade de Antigua, na Guatemala. O produto pode ser encontrado em pacotes com 250 gramas e será vendido por tempo limitado nas lojas de São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, São Caetano e Campinas ao preço médio de R$ 30.

Fundada em 1971, em Seattle (EUA), a Starbucks chegou País em 2006 por meio de uma joint venture feita com a Cafés Sereia do Brasil S.A. Quatro anos depois, a Starbucks Corporation assumiu a totalidade do controle acionário da operação brasileira. A primeira loja da marca foi aberta no Morumbi Shopping, em São Paulo e hoje soma 35 unidades em todo o Brasil.

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