Qualidade da rede é gargalo para avanço das teles nas favelas
Tracking das Favelas, da Nós — Inteligência e Inovação Social, aponta que 43% das comunidades têm sinal ruim ou instável; Vivo e Claro alternam liderança nos indicadores do levantamento
Qualidade da rede é gargalo para avanço das teles nas favelas
BuscarQualidade da rede é gargalo para avanço das teles nas favelas
BuscarTracking das Favelas, da Nós — Inteligência e Inovação Social, aponta que 43% das comunidades têm sinal ruim ou instável; Vivo e Claro alternam liderança nos indicadores do levantamento
Fernando Murad
28 de maio de 2025 - 6h02
Nas favelas, 84% dos moradores ficam sem dados antes do fim do mês, indica estudo (crédito: Shutterstock)
Principal meio de conexão nas favelas brasileiras, o celular é um equipamento multitarefa: é utilizado como banco, televisão, escola, negócio e ponto de contato social. Mas a qualidade do sinal é um gargalo: 43% das favelas têm conexão ruim ou instável. Além disso, a banda larga fixa é rara e os planos móveis são limitados e 84% dos moradores ficam sem dados antes do fim do mês.
Nesse contexto, a Nós — Inteligência e Inovação Social apresenta a edição de telefonia do Tracking das Favelas, publicado mensalmente com exclusividade por Meio & Mensagem. Assinantes do Meio & Mensagem têm acesso ao estudo completo aqui.
Claro, TIM e Vivo são as marcas mais estabelecidas da categoria, enquanto Oi indica leve distanciamento, mas, assim como as líderes, apresenta estabilidade nos seus índices de lembrança de marca. Claro, TIM e Vivo também são as líderes em termos de compra.
Já a preferência de marca no setor dos consumidores nas favelas é liderada por Claro e Vivo, com disputa acirrada, enquanto a TIM registra crescimento e está reduzindo a distância em relação às primeiras colocadas. Em termos de intenção de compra, Claro e Vivo disputam a liderança com 38,6%. TIM se mantém estável, em torno de 33%.
O levantamento avalia, ainda, os principais atributos associados a cada uma das marcas analisadas. Veja, abaixo, o desempenho das principais marcas de telefonia nos dez atributos mensurados pelo Tracking das Favelas.
Resposta | Eu confio | Valoriza a diversidade | Tem qualidade | Eu Adimiro | É Transparente |
Claro | 43,5% | 45,8% | 46,0% | 44,0 | 45,5 |
Fluke | 1,4% | 1,4% | 1,3% | 1,3% | 1,6% |
Oi | 13,6% | 18,5% | 14,2% | 14,5% | 15,2% |
TIM | 39,3% | 45,9% | 42,2% | 40,5% | 39,8% |
Vivo | 48,1% | 50,5% | 52,1% | 48,8% | 47,9% |
Resposta | E para todos | É facil de encontrar | É sustentavel | Facilita minha Vida | Me Identifico |
Claro | 51,9% | 54,5% | 49,6% | 44,7% | 42,6% |
Fluke | 1,3% | 1,1% | 1,3% | 0,9% | 1,1% |
Oi | 26,2% | 23,1% | 21,7% | 12,9% | 11,8% |
TIM | 48,7% | 50,6% | 47,0% | 36,7% | 36,8% |
Vivo | 54,0% | 54,0% | 54,2% | 45,1% | 45,5% |
Fonte: Tracking das Favelas, Nós — Inteligência e Inovação Social
Estudo contínuo feito com pessoas que residem nas favelas do Brasil. A coleta de dados é feita via aplicativo que já possui usuários previamente perfilados por classe social, gênero, idade e por localidade onde vivem, incluindo clusters específicos como as favelas. A pesquisa é feita com 800 pessoas que vivem em favelas com controle de cotas de gênero e idade. Por ser uma pesquisa via aplicativo, todas as respostas e usuários são validados automática ou manualmente, garantindo maior qualidade e agilidade de coleta. A margem de erro da pesquisa é de 3,5% com 95% de intervalo de confiança.
Compartilhe
Veja também
Visa Infinite Privilege chega ao País para atender segmento de altíssima renda
Cartão oferece experiências hiper personalizadas, como um lifestyle manager, seguros de até US$ 1 milhão e serviço de mobilidade áerea
Os desafios e estratégias do varejo diante da alta dos alimentos
Com a alta nos preços de alimentos, varejistas têm o desafio de vender a um consumidor mais cauteloso, apostando em estratégias comerciais de ofertas, fidelização, entre outros