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Qualidade da rede é gargalo para avanço das teles nas favelas

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Qualidade da rede é gargalo para avanço das teles nas favelas

Tracking das Favelas, da Nós — Inteligência e Inovação Social, aponta que 43% das comunidades têm sinal ruim ou instável; Vivo e Claro alternam liderança nos indicadores do levantamento


28 de maio de 2025 - 6h02

Jovem com smartphone

Nas favelas, 84% dos moradores ficam sem dados antes do fim do mês, indica estudo (crédito: Shutterstock)

Principal meio de conexão nas favelas brasileiras, o celular é um equipamento multitarefa: é utilizado como banco, televisão, escola, negócio e ponto de contato social. Mas a qualidade do sinal é um gargalo: 43% das favelas têm conexão ruim ou instável. Além disso, a banda larga fixa é rara e os planos móveis são limitados e 84% dos moradores ficam sem dados antes do fim do mês.

Nesse contexto, a Nós — Inteligência e Inovação Social apresenta a edição de telefonia do Tracking das Favelas, publicado mensalmente com exclusividade por Meio & Mensagem. Assinantes do Meio & Mensagem têm acesso ao estudo completo aqui.

Claro, TIM e Vivo são as marcas mais estabelecidas da categoria, enquanto Oi indica leve distanciamento, mas, assim como as líderes, apresenta estabilidade nos seus índices de lembrança de marca. Claro, TIM e Vivo também são as líderes em termos de compra.

Já a preferência de marca no setor dos consumidores nas favelas é liderada por Claro e Vivo, com disputa acirrada, enquanto a TIM registra crescimento e está reduzindo a distância em relação às primeiras colocadas. Em termos de intenção de compra, Claro e Vivo disputam a liderança com 38,6%. TIM se mantém estável, em torno de 33%.

Atributos percebidos

O levantamento avalia, ainda, os principais atributos associados a cada uma das marcas analisadas. Veja, abaixo, o desempenho das principais marcas de telefonia nos dez atributos mensurados pelo Tracking das Favelas.

 

Resposta Eu confio Valoriza a diversidade Tem qualidade Eu Adimiro É Transparente
Claro 43,5% 45,8% 46,0% 44,0 45,5
Fluke 1,4% 1,4% 1,3% 1,3% 1,6%
Oi 13,6% 18,5% 14,2% 14,5% 15,2%
TIM 39,3% 45,9% 42,2% 40,5% 39,8%
Vivo 48,1% 50,5% 52,1% 48,8% 47,9%
Resposta E para todos É facil de encontrar É sustentavel Facilita minha Vida Me Identifico
Claro 51,9% 54,5% 49,6% 44,7% 42,6%
Fluke 1,3% 1,1% 1,3% 0,9% 1,1%
Oi 26,2% 23,1% 21,7% 12,9% 11,8%
TIM 48,7% 50,6% 47,0% 36,7% 36,8%
Vivo 54,0% 54,0% 54,2% 45,1% 45,5%

Fonte: Tracking das Favelas, Nós — Inteligência e Inovação Social

 

Metodologia do Tracking das Favelas

Estudo contínuo feito com pessoas que residem nas favelas do Brasil. A coleta de dados é feita via aplicativo que já possui usuários previamente perfilados por classe social, gênero, idade e por localidade onde vivem, incluindo clusters específicos como as favelas. A pesquisa é feita com 800 pessoas que vivem em favelas com controle de cotas de gênero e idade. Por ser uma pesquisa via aplicativo, todas as respostas e usuários são validados automática ou manualmente, garantindo maior qualidade e agilidade de coleta. A margem de erro da pesquisa é de 3,5% com 95% de intervalo de confiança.

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