Transporte aéreo teve aumento de 1,36%

Buscar

Transporte aéreo teve aumento de 1,36%

Buscar
Publicidade

Marketing

Transporte aéreo teve aumento de 1,36%

Azul Linhas Aéreas e Avianca tiveram as maiores taxas de crescimento em dezembro, com 67,7% e 19%, respectivamente, aponta Anac


5 de fevereiro de 2014 - 10h55

O mercado de transporte aéreo doméstico brasileiro teve crescimento tímido em 2013. De acordo com o balanço divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), nesta semana, a demanda de passageiros registrou incremento de 1,36%, enquanto a oferta acumulou retração de 2,89%.

Considerando apenas o mês de dezembro, demanda e oferta tiveram crescimento de 7,9% e 6%, respectivamente, na comparação com o mesmo mês de 2012. Foi o maior nível de demanda no mercado doméstico para um mês de dezembro em dez anos.

A TAM e a Gol lideraram o mercado doméstico em dezembro de 2013 com participação de 37,9% e de 37,3%, respectivamente. A participação das demais empresas no mercado doméstico cresceu 12,8%, passando de 22%, em dezembro de 2012, para 24,8% em dezembro de 2013.

Azul Linhas Aéreas e a Avianca registraram as maiores taxas de crescimento em dezembro de 2013, com alta de 67,7% e 19%, pela ordem. A TAM, por sua vez, teve queda de 6,3%.

A quantidade de passageiros transportados em voos domésticos por empresas brasileiras, com bilhetes pagos, acumulou crescimento de 1,4% em 2013 em relação ao ano anterior, alcançando 89,97 milhões de passageiros. A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos domésticos de passageiros, por sua vez, foi de 76,1%, contra a 72,9% no exercício anterior.

Transporte internacional
A demanda de transporte aéreo internacional de passageiros das empresas aéreas brasileiras apresentou, no acumulado de janeiro a dezembro de 2013, crescimento de 5,1%, enquanto a oferta teve alta de 7,4%, ambas comparadas com o mesmo período de 2012. TAM e Gol representaram a totalidade das operações, com participação de 85,6% e 14,4%, respectivamente. A quantidade de passageiros transportados, com bilhetes pagos, acumulou crescimento de 4,6%.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Moët & Chandon abre pop-up store no Iguatemi São Paulo

    Moët & Chandon abre pop-up store no Iguatemi São Paulo

    Primeira pop-up store da Moët & Chandon fica aberta até 12 de junho e oferece itens como garrafas personalizadas

  • Betfair se torna patrocinadora máster do Vasco

    Betfair se torna patrocinadora máster do Vasco

    Acordo tem duração até dezembro de 2025, engloba as camisas do masculino e feminino e é considerado o maior da história do clube