Vale Presente: mais novo parceiro Multiplus
Companhia espera movimentar R$ 20 milhões este ano em pontos da empresa de fidelização transformados em gift cards ou cartão pré-pago
Companhia espera movimentar R$ 20 milhões este ano em pontos da empresa de fidelização transformados em gift cards ou cartão pré-pago
Roseani Rocha
24 de fevereiro de 2014 - 8h00
A empresa de gift cards Vale Presente S.A. é a mais nova parceira da Multiplus, que atua no segmento de fidelização e tem mais de 12 milhões de inscritos em seu programa.
Com o acordo, os participantes da rede Multiplus poderão trocar seus pontos por cartões pré-pagos, com valores entre o mínimo de R$ 20 e o máximo de R$ 2 mil (o teto foi estabelecido pela comportamento de resgate e dinâmica de pontos). A expectativa da Vale Presente é movimentar R$ 20 milhões em 2014 com a troca de pontos Multiplus.
Os cartões podem ser personalizados com fotos, imagens e mensagens, para quem deseja utilizá-los como presente. A ideia, segundo Fabio Murakami, diretor de estratégia da Vale Presente, é combater o estereótipo de que presentear com cartões é muito frio e impessoal.
Outra opção é a própria pessoa que resgatar os pontos Multiplus utilizar o benefício como um cartão pré-pago, em estabelecimentos que aceitem a bandeira Mastercard. Ao todo são mais de 200 locais, tão diversas quanto um passeio de balão, uma compra de móveis na Mobly ou a ida a uma das lojas de chocolates Kopenhagen. “Acabamos sendo um pouco coadjuvantes no processo. Porque a ideia é que o cartão divulgado seja o da própria Multiplus ou das marcas”, comenta Murakami.
A Vale Presente tem traçado estratégias para que a Multiplus possa aquecer as trocas durante o calendário do varejo. O próximo dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, por exemplo, é uma opção forte para conseguir movimentar o programa.
O executivo avalia que o mercado brasileiro vive um momento de consolidação desse tipo de ferramenta, utilizada também nos programas de incentivo corporativos e que tem novas funcionalidades em curso, como servir até como “vale mesada”. O mercado, segundo ele, cresce entre 50% e 60% ao ano e a Vale Presente registraria números ainda superiores a estes, graças a parcerias fortes. “A estratégia é sempre estabelecer parcerias com grandes empresas. E temos ido bem porque esta é uma solução simples, rápida de implementar e altamente customizável”, avalia Murakami.
Pesquisa
Ano passado, a Vale Presente realizou parcerias com quase 200 shoppings, oferecendo o modelo do cartão pré-pago voltado a promoções. O segmento já representa 15% do mercado da empresa e movimentou R$ 15 milhões em 2013, dos quais R$ 5 milhões somente no período de Natal (em 2014, a meta é elevar em 35% o volume de negócios com shoppings).
O movimento do Natal fez a Vale Presente fazer um levantamento para detectar o perfil das pessoas que optaram por esse tipo de produto como presente no fim do ano. A base de análise foi composta de 3.500 unidades de vales presentes comercializados em dezembro.
Um dos apontamentos que mais chamaram atenção, segundo a Vale Presente, foi o fato de o ticket médio ter sido bem superior aos registrados no varejo. Enquanto neste variou entre R$ 35 e R$ 55 no comércio popular e R$ 75 e R$ 125, entre a classe média alta, as compras de gift cards entre pessoas físicas giraram em média R$ 282 e a de pessoas jurídicas, R$ 1.615.
A maioria dos compradores (45%) tinham entre 25 e 34 anos de idade, mesma faixa etária de 31% do público presenteado. O estado de São Paulo concentra os consumidores (50%), seguido de Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.
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