Windows 8 muda perfil da Microsoft
Apresentação da nova interface faz a transição da companhia para fase em que se posiciona como prestadora de serviços
Apresentação da nova interface faz a transição da companhia para fase em que se posiciona como prestadora de serviços
Meio & Mensagem
25 de outubro de 2012 - 9h30
Por Isabella Lessa
O Windows 8 foi lançado nesta quinta-feira, 25, no Brasil – e simultaneamente em mais de 140 países . O novo programa promete resolver o dilema do usuário em usar tablet ou PC, apresentando uma interface bastante diferente de todas as anteriores, integrando aplicativos e área de negócio, com o objetivo de que a navegação possa ser prática em qualquer dispositivo. Durante o evento, o CMO da marca, Chris Campossela, disse que “esta é a maior realização na história da Microsoft”. O presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy, destacou dois importantes passos da nova fase: a onda de inovações que traz o sistema operacional e a transição da empresa de software para a de prestação de serviços.
O lançamento contou com o reforço de celebridades para mostrar a nova interface. A gerente geral do Windows da Microsoft brasileira, Priscyla Alves, foi acompanhada pelo rapper MV Bill e pelos apresentadores Felipe Andreoli, do CQC, e Didi Wagner, do Lugar (In) Comum, nessa tarefa. Entre as facilidades estão: o usuário acessa a conta Microsoft por meio de seu e-mail (que pode ser qualquer um) de modo que possa recorrer a seus dados de outros computadores. No lugar de ícones, o que se vê são o que Priscyla chamou de “blocos dinâmicos”. Com apenas um clique (ou toque), o usuário pode visualizar fotos, aplicativos e fazer buscas.
A aposta na aceitação é grande. “Acreditamos que a transição será rápida”, afirmou Michel Levy. “Todos são conservadores quando se fala em tecnologia. Até que alguém inovador (trendsetter) convença as pessoas de que aquilo é bom”, declarou Campossela.
O CMO da Microsoft não quis revelar valores de investimento em marketing, estimado em US$ 1 bilhão, conforme divulgou AdAge. Sobre a estratégia, no entanto, revelou que a música é o núcleo da campanha. “Não escolhemos Satisfaction, dos Rolling Stones (como já fizeram em 1995), mas uma seleção de bandas que tem um apelo à geração mais jovem”. Priscyla Alves contou ao Meio & Mensagem que a empresa recorreu ao Facebook como ferramenta para perguntas dos usuários sobre como usar o Windows 8. Há ainda um vídeo embutido no Windows que ensina como usá-lo, além de diversos tutoriais no site.
Além dos modelos já tradicionais de computadores, dispositivos conversíveis (mouse, tablet e teclado integrados), como o Lenovo Yoga, vêm com o Windows 8 pré-instalado. Porém, Priscyla esclarece que a inovação que o novo programa proporciona não está ligada ao fato de algumas máquinas novas serem mais caras.
A partir desta quinta-feira, 25, estão disponíveis nas lojas a versão do Windows 8 Pro, que custa R$ 69. As lojas Fnac Paulista, Fast Shop do Shopping JK Iguatemi e Extra do bairro Itaim Bibi, todas na capital paulista, já disponibilizam o produto.
Leia também "O teste do Windows 8, por Advertising Age".
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