Yahoo troca o CEO pela quarta vez em três anos
A executiva Carol Bartz foi demitida por telefone, sem aviso de que sairia da empresa
Yahoo troca o CEO pela quarta vez em três anos
BuscarYahoo troca o CEO pela quarta vez em três anos
BuscarA executiva Carol Bartz foi demitida por telefone, sem aviso de que sairia da empresa
Padrão do site
8 de setembro de 2011 - 11h25
Em três anos, três presidentes. Agora, o quarto CEO do Yahoo assume, em substituição a Carol Bartz, demitida por telefone nesta última terça-feira, 6. Quem ocupa a vaga de Carol interinamente é o vice-presidente financeiro, Timothy Morse. O Yahoo, que já foi o grande portal de buscas na década passada, agora vê o share de displays despencar ano a ano. O Google e o Facebook vendem mais anúncios do que o antigo líder de mercado. Mesmo a associação entre Yahoo e o buscador Bing, da Microsoft, não foi suficiente para melhorar essa situação.
Artigo publicado no Advertising Age, no entanto, defende que o Yahoo está fundado sobre um alicerce sólido. Conforme a publicação, o Yahoo tem duas grandes vantagens competitivas: conteúdo e engajamento. Segundo a Nielsen, na métrica que combina audiência e tempo gasto pelo usuário (engajamento), o Facebook é líder inconteste, com 159 milhões de pessoas em audiência e tempo de 5 horas e 19 minutos gastos no site por mês. O Yahoo está em segundo lugar sob esse critério, com uma plateia de 149 milhões e tempo de 2 horas e 14 minutos. Surpreendentemente, o Google vem em terceiro lugar, com 173 milhões de pessoas em audiência e 1 hora e 30 minutos de tempo gasto.
E ser o número 2 é motivo de comemoração? Segundo o artigo, sim, porque isso ressalta o fato de que o Yahoo ainda é líder em publicidade premium da internet. A despeito da queda do share e do terceiro lugar em displays, basta comparar, diz o autor do artigo do AdAge, o tipo de anúncios que está no Facebook e no Google com os que estão no Yahoo para observar a vantagem do Yahoo. O Yahoo também é o líder de conteúdo entre os três grandes portais, o que o coloca numa liderança tripla: conteúdo, alcance (audiência) e engajamento. Com esses requisitos, o novo (e interino) CEO, Timothy Morse, pode ter, sim, grandes desafios pela frente. Mas também pode aproveitar esses valores do Yahoo para valorizar a empresa.
Venda
Embora o Yahoo seja um dos candidatos à compra do site de vídeos Hulu (de compartilhamento), também pode estar na desagradável posição de vendedor. Um dos blogs do periódico The Wall Street Journal publicou que fonte familiarizada com o portal disse que o Yahoo está à venda. Nenhum porta-voz do Yahoo falou sobre a troca de CEO e tampouco sobre a eventual venda da empresa.
Com Advertising Age.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King