A democratização da TV Cultura
Emissora apostará na variedade para atrair a todos os públicos em 2012
Emissora apostará na variedade para atrair a todos os públicos em 2012
Bárbara Sacchitiello
8 de fevereiro de 2012 - 11h28
Com o aumento do poder aquisitivo é natural que as pessoas busquem experiências de consumo que antes não cabiam dentro do bolso. Essa mudança de comportamento também compreende a abertura dos olhos para gêneros de música, filmes, documentários e outras produções artísticas que não costumavam fazer parte do repertório. E é exatamente nessa ampliação de consumo cultural que a TV Cultura pretende auxiliar o seu público em 2012.
“Nosso objetivo é fazer com que produções de qualidade cheguem ao grande público. Por isso pensamos em montar uma grade variada, que conserve a qualidade e a credibilidade que a emissora conquistou, mas que consiga atrair as pessoas que procuram expandir seu conhecimento e ganhar mais repertório. Acredito que a TV Cultura tem muito a contribuir nesse processo”, opina Fernando Vieira de Mello, vice-presidente de conteúdo da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da emissora televisiva. As novas atrações começam a entrar no ar no final de fevereiro e a grande do novo ano deve estar completa em abril.
Para abrir as portas das vertentes culturais ao grande público a emissora se apoiará na combinação de prestação de serviços com a “democratização” de atrações mais cult (como, por exemplo, a exibição de uma faixa dublada dos filmes da Mostra Internacional de Cinema). “A inserção de programação dublada na TV por assinatura conseguiu aumentar a audiência dos canais de forma considerável. Precisamos estar atentos à demanda do mercado”, comenta o diretor de conteúdo.
Mesmo sendo uma emissora pública, a TV Cultura almeja uma audiência e reconhecimento compatíveis com os de uma emissora comercial. Para isso, o foco do canal nesse próximo ano será a reformulação do período matutino, com a inserção de programas jornalísticos ao vivo, que terão o objetivo de cativar a atenção do público adulto. Pela primeira vez a grade da TV Cultura terá uma produção ao vivo abrindo o seu dia – o programa Guia do Trânsito, que irá ao ar diariamente a partir das 7h, com informações do tráfego, clima e congestionamento da cidade de São Paulo e de sua região metropolitana. Na sequência, entra no ar o Pronto Atendimento, que terá a função de esclarecer dúvidas dos espectadores a respeito de questões práticas do cotidiano, como impostos e direitos do cidadão.
Essa faixa da manhã abrirá a programação para a sequência da programação infantil, o carro-chefe da casa. Em 2012 as crianças ganharão a opção de assistir a nova versão ao vivo do Cocoricó, o programa de debate esportivo Cartãozinho Verde e os longas-metragens animados, que já fazem parte da grade desde o ano passado.
Doctor Who, parcerias e audiência
Uma das grandes apostas da TV Cultura para 2012 é a série de ficção científica Doctor Who, produzida pela BBC e que, pela primeira vez, será exibida na TV aberta do Brasil. Pelo fato de ter conquistado muitos fãs durante o tempo em que foi ao ar, a emissora aposta que a série será um atrativo para o público, sobretudo os mais jovens.
Além disso, as parcerias com outros veículos jornalísticos (como a que emissora tem com o Meio & Mensagem, no programa Vitrine), devem ser ampliadas. Em março estreará o programa da Folha de S.Paulo, que levará ao ar, sempre aos domingos, os principais assuntos da semana para serem debatidos por jornalistas da publicação. Vieira de Mello conta que a emissora convidou o Estadão, o Valor Econômico e a Revista Veja para a execução de projetos semelhantes. Os três veículos, porém, ainda não confirmaram se produzirão programas em parceria com a emissora.
O executivo também frisou que a meta da TV Cultura será manter o ritmo ascendente de audiência, que começou com o lançamento da grade de programação no ano passado. De acordo com números fornecidos pelo próprio canal – e extraídos dos dados consolidados do Ibope referentes à Grande São Paulo – a TV Cultura saiu do 0,7 de média diária (considerando o horário entre 6h e 24h) no mês de junho para a média de 1,1 ponto em dezembro. Esse índice, inclusive, deixou o canal da Fundação Padre Anchieta na quinta posição no ranking das emissoras, ficando atrás da Bandeirantes e à frente da RedeTV.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King