Assinar

A estratégia por trás das novas marcas do Multishow e SporTV

Buscar

A estratégia por trás das novas marcas do Multishow e SporTV

Buscar
Publicidade
Mídia

A estratégia por trás das novas marcas do Multishow e SporTV

Novo visual das marcas reflete dinâmica multiplataforma e visa futuro


11 de novembro de 2021 - 6h00

Esta semana, dois canais do Grupo Globo estrearam nova identidade visual em celebração dos seus 30 anos. O primeiro é o SporTV, que lançou a repaginada, com direito a mudança na logomarca, na quarta-feira, 10. Nesta quinta-feira, 11, é dia do Multishow, que dá início a uma comunicação visual e conceito modernos. Junto com atributos estéticos, os canais, originalmente de TV por assinatura, buscam aliar inovação e estratégia multiplataforma a sua nova fase.

 

(Crédito: Divulgação/Multishow)

(Crédito: Divulgação/SporTV)

A nova edição da logomarca SporTV ganha as cores azul e rosa. Ela estampará na programação linear, mas também no uniforme dos apresentadores. Desenvolvida pela Future Brands, a marca visa transmitir leveza, modernidade, vibração, espontaneidade, empatia e um olhar humano, como forma de estar aliada a experiência de consumo do conteúdo esportivo. A mudança reflete uma atenção da marca para o futuro, diz Andrea Tuttman, diretora de marketing dos canais de esporte da Globo. “Nossa história nos tornou referência, mas é nosso olhar de futuro, para a marca e para o negócio, que manterá a nossa relevância para o consumidor, fã de esporte”, coloca.

Para dialogar com essa transformação, o canal ganha a tagline “Tá no coração, tá no SporTV”. De acordo com Ricardo Moyano, diretor de criação da Globo, o objetivo do canal é adaptar a tagline para várias palavras, sentidos e emoções. “A mudança de marca tinha que carregar essa força, mas trazer mais leveza e dinamismo para acompanhar os diferentes formatos e linguagens que hoje são utilizados pelo sportv na entrega de seus conteúdos multiplataforma”, descreve.

No caso do Multishow, não se trata de um rebranding, mas o canal estreia linguagens, paleta de cores e tipografias mais modernas, além do conceito “Deu Match”, que brinca com conteúdo da marca, como imagens do elenco e programas, e o universo digital. Segundo Tatiana Costa, diretora do canal, a atualização acompanha as transformações do mundo. A última vez que a marca teve mudança na sua comunicação visual foi e 2016, quando o canal passo por um rebrading completo. “Agora, com o nosso posicionamento bastante sólido, vimos a necessidade de modernizar a nossa identidade visual para acompanhar as transformações e as tendências do mundo, e especialmente do nosso público. Vamos beber do universo digital, meio que o Multishow trafega muito bem, e do segmento jovem, com quem temos muita afinidade”, explica Tatiana.

Dialogando com a proposta de relembrar a história do Multishow, a empresa realiza uma edição especial do programa TVZ com Marcos Mion, que irá trazer a tona momentos icônicos da programação dos últimos 30 anos com talentos do casting.

Há, também, o desafio de reposicionar marcas que acumulam três décadas de história. Nessa perspectiva, o Multishow optou por fazer reverência a sua história. Assim, o público se identifica com o feito até então e acompanha a trajetória do canal em direção ao futuro.

O SporTV decidiu fazer isso adotando o novo sem olhar para trás. André Matias, sócio e diretor da FutureBrand, diz que as equipes analisaram o contexto esportivo atual e as novas formas de consuo para propor novas rotas e inspiração. “Tivemos o grande desafio de, juntos, consolidar a marca sportv como uma future-proof brand. Afinal, ao completar 30 anos, é mais do que necessário que esta marca esteja conectada com as mudanças do mundo e as considere no que vai propor às pessoas”, conta.

Outro aspecto traduzido por ambos os canais foi seu aspecto multiplataforma o que, 30 anos atrás, não fazia parte da estratégia de conteúdo. “A nova linguagem visual vem pra reforçar a integração entre plataformas. Ela vai trazer muitas referências do universo digital. Tudo será real time, quente. Vamos conectar conteúdos nossos com o que o público está viralizando”, divide Tatiana. Por isso, inclusive, o dinamismo e leveza da marca do SporTV visa refletir o aspecto digital do conteúdo. “A nova marca reflete esse espírito, leve, empático, conectado e que fala a língua do nosso consumidor”, pontua Andrea.

GNT e Telecine também comemoram 30 anos esta semana. GNT, Multishow e SporTV terão seus sinais abertos entre 10 e 25 de novembro para celebrar. Já o Telecine fará isso entre 7 e 13 de dezembro.

**Crédito da imagem no topo: Divulgação/SporTV

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Flix Media e PlayTV fazem parceria para ganhar visibilidade

    Flix Media e PlayTV fazem parceria para ganhar visibilidade

    Empresas veicularão conteúdos uma da outra em seus respectivos canais em busca de atrair anunciantes e audiência

  • Times Brasil leva programação à TV aberta via antena digital

    Times Brasil leva programação à TV aberta via antena digital

    Canal de jornalismo de negócios começa, a partir de quinta-feira, 12, a distribuir a programação pelos receptores digitais da banda Ku