Alibaba produzirá conteúdo on demand
Assim como o concorrente americano Amazon, que acaba de levar o Globo de Ouro pela produção original Transparent, o líder chinês de e-commerce investirá em filmes
Assim como o concorrente americano Amazon, que acaba de levar o Globo de Ouro pela produção original Transparent, o líder chinês de e-commerce investirá em filmes
Padrão do site
12 de janeiro de 2015 - 3h58
O Alibaba Group (faturamento de US$ 250 bilhões em 2013) é o mais novo player no já concorrido mercado de produções on demand com distribuição pela internet. O grupo que controla um dos maiores portais de e-commerce mundial anunciou que, por meio do Alibaba Pictures Group (e-Chinavision Media Group, adquirido pelo Alibaba), produzirá um filme a ser dirigido pelo cineasta de Hong Kong Wong Kar-wai (que dirigiu, entre outros títulos, Felizes Juntos, Amor à Flor da Pele, 2046 – Os Segredos do Amor, Um Beijo Roubado e O Grande Mestre). Com isso, o Alibaba espelha o que o seu concorrente americano (e global) já fez: a Amazon estreou sua primeira produção original, a série Transparent, que, inclusive, acaba de ganhar o Globo de Ouro.
O filme Bai Du Ren (O Barqueiro, em tradução livre) será distribuído através de redes existentes criadas por plataformas online Alibaba, inclusive os sites de compras Taobao e Tmall.com. O Alibaba pode usar os sites para anunciar os filmes e trabalhar com os anunciantes para criar e promover produtos licenciados. Além disso, a plataforma de pagamentos móveis da Alibaba será levada para o serviço para facilitar a venda de ingressos on-line.
Segundo o diretor executivo Zhang Qiang, do Alibaba Pictures Group, a empresa aproveitará a computação em nuvem do Grupo Alibaba e tecnologias de big data para ajudar a demanda dos clientes e criar um ecossistema global para a produção de cinema e televisão e marketing empresarial.
China
A China é o segundo maior mercado de cinema do mundo, atrás apenas dos EUA. As receitas de bilheteria cresceram 36% no ano passado, para US $ 4,8 bilhões. O Alibaba está ansioso para entrar na indústria do entretenimento na China. Além da aquisição da Chinavision, o grupo também assumiu o controle do serviço de streaming de música Xiami e uma participação de 50% na liderança do time de futebol chinês Guangzhou Evergrande. O empreendimento do Alibaba tem, pelo menos, uma vantagem em relação à concorrência: suas produções, no mínimo, serão entregues para os milhões de consumidores que já utilizam seus sites de comércio eletrônico.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King