Americanos começam a ignorar comerciais
Pesquisa feita pela empresa Simulmedia aponta que os espectadores dos Estados Unidos deixam de assistir boa parte dos anúncios exibidos na TV
Pesquisa feita pela empresa Simulmedia aponta que os espectadores dos Estados Unidos deixam de assistir boa parte dos anúncios exibidos na TV
Meio & Mensagem
29 de agosto de 2012 - 8h53
A mídia que concentra o maior volume dos investimentos publicitários parece começar a dar sinais de que seu retorno pode não ser tão garantido quanto as agências e anunciantes esperam. A Simulmedia, uma empresa de publicidade dos Estados, realizou o estudo do qual extraiu um resultado que pode ser considerado preocupante: até 75% de todos os comerciais veiculados na TV dos Estados Unidos são vistos por apenas 20% da audiência.
Para chegar a esse percentual, a Simulmedia cruzou os dados apurados pela Nielsen com os extraídos da Kantar Media, procurando mostrar se os comerciais exibidos por determinadas marcas foram, de fato, assistidos e percebidos pela audiência. Os resultados desse estudo foram divulgados em uma reportagem feita pela jornal Financial Times, que citou exemplos de campanhas cuja visibilidade foi bem baixa na TV norte-americana.
Segundo o Financial Times, uma campanha da Unilever, para o desodorante Axe, que foi ao ar nos Estados Unidos em março deste ano (e recebeu o investimento de US$ 6,3 milhões), deixou de ser vista por 60% dos espectadores da faixa etária correspondente ao seu público-alvo (18 a 24 anos). A Progressive Insurance conseguiu atingiu apenas um quinto dos adultos que pretendia com o lançamento de sua campanha no último mês de junho. A marca investiu mais de US$ 31,9 milhões na ação.
Embora reconheçam a predominância da TV no plano de mídia dos anunciantes, analistas norte-americanos ouvidos pelo Financial Times acreditam que o mercado caminha para uma mudança da concepção da importância de cada meio e de sua real eficiência. Apesar disso, de acordo com previsões do GroupM, do grupo WPP, ao final deste ano de 2012, os anunciantes norte-americanos terão direcionado 42,2% do total de suas verbas publicitárias para a televisão.
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