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Mídia

Americanos começam a ignorar comerciais

Pesquisa feita pela empresa Simulmedia aponta que os espectadores dos Estados Unidos deixam de assistir boa parte dos anúncios exibidos na TV


29 de agosto de 2012 - 8h53

A mídia que concentra o maior volume dos investimentos publicitários parece começar a dar sinais de que seu retorno pode não ser tão garantido quanto as agências e anunciantes esperam. A Simulmedia, uma empresa de publicidade dos Estados, realizou o estudo do qual extraiu um resultado que pode ser considerado preocupante: até 75% de todos os comerciais veiculados na TV dos Estados Unidos são vistos por apenas 20% da audiência.

Para chegar a esse percentual, a Simulmedia cruzou os dados apurados pela Nielsen com os extraídos da Kantar Media, procurando mostrar se os comerciais exibidos por determinadas marcas foram, de fato, assistidos e percebidos pela audiência. Os resultados desse estudo foram divulgados em uma reportagem feita pela jornal Financial Times, que citou exemplos de campanhas cuja visibilidade foi bem baixa na TV norte-americana.

Segundo o Financial Times, uma campanha da Unilever, para o desodorante Axe, que foi ao ar nos Estados Unidos em março deste ano (e recebeu o investimento de US$ 6,3 milhões), deixou de ser vista por 60% dos espectadores da faixa etária correspondente ao seu público-alvo (18 a 24 anos). A Progressive Insurance conseguiu atingiu apenas um quinto dos adultos que pretendia com o lançamento de sua campanha no último mês de junho. A marca investiu mais de US$ 31,9 milhões na ação.

Embora reconheçam a predominância da TV no plano de mídia dos anunciantes, analistas norte-americanos ouvidos pelo Financial Times acreditam que o mercado caminha para uma mudança da concepção da importância de cada meio e de sua real eficiência. Apesar disso, de acordo com previsões do GroupM, do grupo WPP, ao final deste ano de 2012, os anunciantes norte-americanos terão direcionado 42,2% do total de suas verbas publicitárias para a televisão.

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