Após Sochi, NBC pensa no Rio
Canal quer mostrar aos anunciantes que as transmissões feitas fora do horário nobre podem ser atrativas
Canal quer mostrar aos anunciantes que as transmissões feitas fora do horário nobre podem ser atrativas
Meio & Mensagem
25 de fevereiro de 2014 - 11h36
Os jogos de Inverno de Sochi, na Rússia, mal terminaram e a NBC já acelera seu departamento comercial para iniciar a comercialização de sua cobertura dos Jogos de Olímpicos de 2016, que acontecerão no Rio de Janeiro. E o canal tem bons argumentos para convencer os anunciantes sobre seu potencial.
A cobertura dos Jogos de Inverno rendeu bons números: houve recorde no streaming online dos Jogos e a audiência se distribuiu bem em diversos períodos do dia, alavancando a posição da NBCSN, o canal esportivo do grupo e aumentando o alcance e o desempenho dos demais programas do canal.
No que diz respeito ao horário nobre (onde são alocadas 80% da verba dos anunciantes), no entanto, não há muito o que comemorar. A audiência acabou ficando aquém das garantias feitas pelo canal aos seus anunciantes, o que pode, de certa maneira, influenciar nas futuras negociações para a cobertura dos Jogos do Rio.
Mesmo assim, o desempenho do canal pago esportivo durante os Jogos de Inverno foi favorável. Entre 6h e 15h, o canal conseguiu atrair um público de 1,6 milhões de espectadores durante os 13 dias dos Jogos. Durante a transmissão dos Jogos Olímpicos de Londres, a audiência havia ficado em torno de 714 mil espectadoras no período. A patinação artística e a transmissão do jogo de hockey, disputado entre Russia e Estados Unidos, foram os destaques do canal.
A NBC também espera que suas plataformas digitais consigam gerar mais negócios na próxima Olimpíadas. Enquanto nos Jogos de Londres, 53 milhões de pessoas acompanharam a cobertura e os vídeos pelos sites dos canais do grupo, os Jogos de Sochi conseguiram atrair uma média de 22 milhões de pessoas para o ambiente virtual. Apesar dos números inferiores, a média foi considerável, sobretudo quando se analisa os jogos, separadamente. A semifinal de hockey, disputada entre Estados Unidos e Canadá, foi acompanhada por 2,1 milhões de pessoas, por streaming online. Para efeito de comparação, esse foi o mesmo público atingido em 2012, quando o grupo transmitiu, ao vivo pela web, a edição do Super Bowl daquele ano.
Seth Winter, vice-presidente de vendas e marketing da NBC Sports Group e da NBC Universal News Group ressaltou que, apesar do horário nobre ainda ser o período preferido dos anunciantes, os resultados dos Jogos de Sochi mostram que a audiência “periférica” – das outras faixas de programação – também podem ser bem rentáveis. E essa estratégia que, provavelmente, o canal seguirá para comercializar sua cobertura dos Jogos do Rio 2016.
Com informações do AdAge
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