Record Rio investe em eventos e pesquisa
Emissora destina R$ 6 milhões para investimento em grandes eventos e detalhamento de anunciantes
Emissora destina R$ 6 milhões para investimento em grandes eventos e detalhamento de anunciantes
Teresa Levin
23 de fevereiro de 2012 - 10h17
Para ampliar ainda mais a sua presença no mercado carioca, a Record Rio vai destinar quase R$ 6 milhões para ações de marketing em 2012. A verba envolve desde a realização do Prêmio Atitude Carioca, que receberá R$ 1 milhão daquele montante e será promovido pela primeira vez no Palácio da Guanabara, até outros eventos, como Rio Verão Festival, que reunirá vários shows de música em março. A verba de marketing inclui ainda um trabalho com a New Ideas e uma ação de CRM com a Repense, nunca feita pela emissora.
“Este trabalho com a Repense é super importante. Vamos fazer uma base de dados extremamente elaborada com perfis psicográfico e sociográfico, levantando todos as informações que se possa imaginar dos nossos clientes”, explica Thomaz Naves, diretor comercial e de marketing da Record Rio, revelando que a iniciativa consumirá parte expressiva do budget da área. Além desse estudo aprofundado, a verba que será investida em marketing inclui ainda campanhas publicitárias de lançamento de produtos, como a da série Rei Davi, da segunda edição de Rebelde e da novela Máscaras. “Quando vamos nos aproximando de cada uma dessas campanhas, decidimos se faremos ações em cinemas, rádio ou internet, ou até promover eventos”, revela.
A área de eventos é considerada essencial pela Record Rio para aumentar a audiência no Estado. Por conta disso, a emissora lança neste ano o Rio Verão Festival, primeiro evento nacional que será promovido no Engenhão, com estimativa de 40 mil espectadores. “É uma plataforma de branding entertainment que foi criada para gerar experiência de marca”, fala. Ele segue o modelo bem-sucedido do Festival de Verão de Salvador, do Planeta Atlântida e do Ceará Music.
“São três casos de sucesso em regiões com características e capacidade financeira diferentes, culturalmente diversas. O benchmark dessas praças mostra que o comum entre elas é a música”, diz. Para Naves, o grande desafio será entregar o festival com excelência e organização para a população carioca. “A classe C tem carência de eventos, que foi apontada em uma pesquisa realizada pelo Supermercados Guanabara e a qual tivemos acesso. Fizemos uma espécie de ‘o povo fala’ e ouvimos que tudo acontece na zona sul do Rio, e os shows são sempre internacionais. Por isso um festival nacional e no Engenhão”, justifica. O evento, que terá shows de Daniela Mercury, Zeca Pagodinho, Marcelo D2, entre outros artistas, está sendo promovido em parceria com a Adma Eventos e conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio/Riotur e da Skol 360.
Entre os eventos definidos para 2012, um dos principais continua sendo o Prêmio Atitude Carioca. Este ano ele será realizado no Palácio Guanabara, sede do Governo Estadual. Será o primeiro evento não oficial promovido no espaço após a sua restauração. A previsão é que aconteça no fim de abril. “Estamos dependendo da agenda da presidente Dilma Rousseff que será homenageada ao lado das ministras Gleisi Hoffmann e Miriam Belchior”, antecipa. Naves acrescenta que, pela primeira vez, a premiação será temática e prestará homenagem às mulheres.
Faturamento
Thomaz Naves está há quase cinco anos no comando da área comercial da Record Rio e, durante esse tempo, fez o faturamento da emissora subir de R$ 47 milhões em 2007 para R$ 180 milhões em 2011. Ele revela que a meta é chegar a R$ 220 milhões este ano. “A questão da administração da carteira talvez seja um pouco do trunfo na área de faturamento. Seguimos a Lei de Pareto, que funciona em qualquer segmento. É bem simples: 20% de seus clientes detêm 80% do seu negócio, o que facilita a sua gestão”, conta. Em 2007, a Record Rio tinha 180 clientes. “Hoje temos 104, quase a metade, e um faturamento que é quase cinco vezes o da época”, cita. Para ele, esta é uma forma inteligente de administrar a carteira de clientes. “Desses 20 maiores clientes da Record Rio, tenho que conhecer tudo, olhar para o umbigo dele, saber a hora que sai de casa, quantos filhos tem. E é aí que entra o trabalho da Repense”, conclui.
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