Autores movimentam redes de literatura
Plataformas dirigidas à produção e compartilhamento de obras literárias ganham adeptos e projetam escritores para além da internet
Plataformas dirigidas à produção e compartilhamento de obras literárias ganham adeptos e projetam escritores para além da internet
Igor Ribeiro
30 de julho de 2013 - 10h49
Redes sociais voltadas à literatura crescem para além do compartilhamento de resenhas e listas de compras de livros. Um dos movimentos mais intensos na internet, neste momento, orbita a experiência da escrita em si, em que autores, em sua maioria independente, trocam contos, crônicas, poemas e romances em perfis específicos para isso.
A rede canadense WattPad é a maior e há mais tempo no ar, desde 2006. Seu sucesso veio mais recentemente, quando escritoras como Brittany Geragotelis e Lilian Carmine ultrapassaram os limites virtuais para assinarem contratos com grandes editoras.
A americana Brittany colocou seu primeiro livro no WattPad em janeiro de 2011. Desde então, seu perfil conquistou 12 mil seguidores e seus livros, mais de 28,4 milhões de visualizações. Só o primeiro e principal deles, Life’s a Witch, foi visto mais de 19 milhões de vezes e chamou a atenção da Simon & Schuster.
A brasileira Lilian (pseudônimo da ilustradora Bruna Brito) colocou The Lost Boys na plataforma, em inglês mesmo, há três anos. Foram 32 milhões de visualizações, mais de 7 mil seguidores e um contrato com a editora britânica Random House, pela qual lançará uma trilogia (direitos vendidos à Leya no Brasil).
Há casos inversos, de escritores que já eram renomados fora da plataforma e criaram, nela, perfis para se relacionarem com leitores e até mesmo publicar alguns inéditos. É o caso de Cory Doctorow, Amanda Hocking, Margaret Atwood e Paulo Coelho.
A maioria dos usuários não é best seller, mas também se diverte no WattPad. Hoje são 10 milhões de perfis, que criam uma intensa rede de seguidores e leitores, com algumas comunidades bastante movimentadas. Entre elas estão as de fanfictions, literatura produzida por fãs, que já criaram mais de um milhão de textos do gênero – entre eles, Harry Potter Vs. Twilight, My Justin Forever e What Makes You Beautiful. Esta foi escrita por Leah Crichton sob encomenda da Sony para a banda One Direction, inspirada num single homônimo, lançada no Dia dos Namorados, que teve mais de 2,2 milhões de visualizações.
Todo esse potencial chamou a atenção de grandes investidores. O WattPad recebeu mais de US$ 20 milhões entre 2011 e 2012, com participações da Union Square Ventures, mesma empresa que financiou Tumblr e Kickstarter, e de Jerry Yang, um dos fundadores do Yahoo. O WidBook, plataforma semelhante desenvolvida em 2011, em Campinas (SP), recebeu investimentos da W7 Brazil Capital. Essa história se repete por outras redes como a polonesa Booklines e a americana Riffle.
A íntegra desta matéria está publicada na edição 1570, de 29 de julho, exclusivamente para assinantes, disponível nas versões impressa e para tablets do Meio & Mensagem.
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