BBB 24: Mercado Livre é marca mais mencionada na segunda semana
Marketplace recebeu 10 mil menções nas redes sociais no período entre 11 e 17 de janeiro
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Thaís Monteiro
19 de janeiro de 2024 - 6h00
Durante o período entre 11 e 17 de janeiro, o Mercado Livre liderou as menções entre as marcas patrocinadoras do programa nas redes sociais, com base no relatório da STILINGUE by Blip. A marca recebeu 10 mil menções. Em seguida, Estácio, Stone, Rexona e Nestlé lideram o ranking. As duas primeiras realizaram provas no programa. A Stone iniciou a dinâmica “Bota pra girar”. Por fim, Rexona fez uma ação para a inauguração da academia e Nestlé sediou uma festa na casa.
Mercado Livre sediou Prova do Líder, Almoço do Anjo e demais dinâmicas do BBB 24 (Crédito: Reprodução)
A metodologia da Stinlingue by Blip se baseia em social listening em larga escala e no monitoramento de canais, como Facebook, Instagram, Tumblr, Blogs, Portais, X, Fóruns, Reclame Aqui, YouTube, e dos comentários em artigos, no Facebook, Instagram e no YouTube. O monitoramento leva em conta as marcas patrocinadoras desta edição.
No primeiro relatório, divulgado na quinta-feira passada, a Chevrolet foi a marca mais mencionada pelo público durante os primeiros dias do reality show.
O Mercado Livre recebeu 10 mil menções do público no período analisado. A marca esteve presente em quatro ocasiões do programa: Prova do Líder, Almoço do Anjo e em duas ativações na casa.
A prova patrocinada pelo Mercado Livre recebeu 18 mil menções. Enquanto isso, o marketplace recebeu 2 mil menções. No entanto, o sentimento do conteúdo publicado pelos usuários foi majoritariamente neuro (44%) e negativo (36%).
As mensagens negativas contradiziam o que a marca divulgava e o que, de fato, acontecia na prova. Enquanto o Mercado Livre divulgava que seu serviço de entrega era o mais rápido do Brasil, usuários disseram que a mecânica da prova remeteu à lentidão.
As menções ao Almoço do Anjo, cerca de 800, suscitaram comparações a patrocinadora anterior (Riachuelo). Além disso, os usuários citaram a fala do participante Luigi, que disse que estava devendo ao Mercado Livre.
Ademais, a marca esteve presente em uma ação na qual os brothers escolhiam um produto para ganhar do marketplace. O Mercado Livre disponibilizou a lista de favoritos aos consumidores. A ação teve repercussão positiva (61%). O público não mencionou muito a marca, mas sim a diferença de reação entre os participantes do Camarote e do Puxadinho, além da felicidade da participante Beatriz ao receber uma televisão.
A marca ainda estreou o Quarto Amarelo na casa, um local para os brothers se divertirem com comidas e uma dinâmica da empresa. Nessa ocasião, ocorreram 3 mil menções ao patrocinador. As conversas citaram a animação da participante Beatriz ao falar da marca como faz para as marcas no Brás.
A Estácio sediou a segunda Prova do Líder da semana, que recebeu 17 mil menções. Dessas, 2,5 mencionavam diretamente a instituição de ensino.
Na prova, o vencedor ganharia bolsa integral a algum curso EAD da Estácio da usa escolha. Sobre a prova, as menções destacaram a possibilidade de a cantora Wanessa Camargo receber a bolsa.
Segundo a STILINGUE by Blip, o sentimento negativo prevaleceu nas citações à marca, porque a prova não exigia inteligência e sim sorte.
Nesse período, a Stone ativou o “Modo Stone”, dinâmica do jogo que proporciona que o prêmio aumente de valor. Depois de eliminado, Lucas Pizane girou uma roleta que definia o valor adicionado ao prêmio.
Segundo o relatório, as expressões “Modo Stone” e “Bota pra Girar” foram encontradas 3,7 mil vezes. Os usuários mencionaram o nome da marca 4,5 mil vezes.
O público comentou a mudança da estratégia da dinâmica da marca para a edição deste ano e o novo jingle da ação. Entretanto, os usuários mencionaram que preferiam a dinâmica e jingle do ano anterior.
Na semana, a Rexona realizou uma dinâmica para a inauguração da academia do BBB. Os participantes tinham que pedalar para gerar energia para que o logo da marca ficasse completo. Então, a academia seria liberada.
O público mencionou academia 9 mil vezes. Enquanto isso, Rexona recebeu 600 citações, principalmente da própria marca e dos perfis dos participantes.
Em quinto lugar, a Nestlé realizou a festa da quarta-feira, 17. Nela, a marca divulgou o produto Nestlé Choco Trio. Por isso, a Nestlé realizou um trio elétrico com Léo Santana, Kevin O Chris e Pixote.
A festa recebeu 24,6 mil menções. Já a patrocinadora recebeu 4 mil mensagens. Segundo o monitoramento, parte das menções se referiam a participante Beatriz, que simulou um merchandising para a marca antes da festa.
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