Black Friday se consolida na grade de Globo e SBT
Canais exibem atrações especiais que misturam ofertas de marcas com entretenimento e ampliam espaços comerciais

Eliana e Paulo Vieira comandam o especial e Black Friday na Globo pelo segundo ano consecutivo (Crédito: Divulgação)
De acordo com levantamento realizado pelo Google, cerca de 60% dos consumidores brasileiros pretendem fazer algum tipo de compra nesta Black Friday, que acontece na sexta-feira, 28.
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A consolidação da data comercial como uma das mais importantes do ano para o comércio anual já vem, há algum tempo, mobilizando não apenas as empresas como também a mídia nacional, que costuma se beneficiar com a comercialização de espaços publicitários para anunciantes ávidos a mostrarem suas ofertas ao público.
Não é apenas no break comercial, no entanto, que as marcas procuram estar no período da Black Friday. Já há algum tempo, os veículos aproveitam a busca dos anunciantes pelo envolvimento no conteúdo e transformaram as ofertas de Black Friday em programas especiais, que misturam a divulgação de ofertas com entretenimento.
Neste ano, não será diferente. Globo e SBT, mais uma vez, investiram a criação de conteúdos especiais para exibir ao público ofertas de marcas em meio a dinâmicas conduzidas por apresentadores.
Black Friday no SBT
No SBT, a Black Friday já teve início há alguns dias. Em 15 de novembro, a emissora exibiu a “Caça Ofertas”, ações comerciais ao longo de toda a programação, reforçada com ativações nas redes sociais feitas por influenciadores como Tati Zaqui, Edy Silva e Vovó Maria & Gabriel.
Já na noite dessa quarta-feira, 26, o SBT levou ao ar o Black Friday Live Show, especial conduzido pelos apresentadores Celso Portiolli e Tiago Barnabé (que apareceu como a personagem Webe).
A atração combinou perguntas e respostas e interatividades, em que as pessoas tinham que colocar nos carrinhos produtos de diferentes tipos. Patrocinaram o projeto as marcas Cruzeiro do Sul, Dohler e Havan.
As ações da Black Friday continuam na grade do SBT nos dias 27 e 28, com ações comerciais de marcas apresentadas ao público e oportunidades de inserções. No YouTube, a personagem Webe apresentará uma live, ao longo de praticamente toda a sexta-feira promocional, das 8h às 24h. A ideia é destacar as principais ofertas dos anunciantes e marcas patrocinadoras.
Vem Que Tem na Globo
O Vem Que Tem já se consolidou como o especial de Black Friday na Globo e, assim como no ano passado, será novamente conduzido por Eliana e Paulo Vieira.
A dupla de apresentadores terá o apoio de Tati Machado e Gil do Vigor, que irão auxiliar na caça por ofertas em meio aos games que serão apresentados durante a atração. As marcas patrocinadoras do Vem Que Tem são Mercado Livre e Dell.
O Vem Que Tem, na verdade, é o momento mais importante de toda a jornada da Black Friday na Globo, que contempla entregas de mídia não apenas na TV aberta, canais pagos, digital, streaming e mídia digital out-of-home.
Para todo esse plano comercial da Black Friday, a Globo conseguiu comercializar 15 cotas de patrocínio. Fazem parte plano da Globo as marcas Mercado Livre, Magazine Luiza, Amazon, Shopee, Casas Bahia, P&G, Alpargatas, C&A, Ifood, Americanas e Netflix; além de Burger King, SBP, Netshoes e Claro.