Marketing

Pesquisa aponta setores que lideram buscas na Black Friday

Levantamento realizado pela Navegg releva que ofertas personalizadas e conveniência impulsionam vendas

i 6 de novembro de 2025 - 14h08

Black Friday

Black Friday deve bater recorde de vendas em 2025 (Créditos: Jean Baptiste Premat/Shutterstock)

A Black Friday deve faturar R$ 13,34 bilhões em 2025, uma alta de 43% em relação ao ano passado, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) . O valor representa  um novo recorde de vendas no País.

Segundo dados da Nevegg, plataforma de dados de comportamento digital do Grupo Dentsu, o setor automotivo é o mais procurado pelos consumidores, com um crescimento de 66,7% nas buscas por veículos. O aumento é impulsionado por descontos atrativos, bônus na troca de usados e facilidades de financiamento.

Em seguida aparece moda masculina, com um aumento de 96,2% nas buscas — movimento impulsionado pela proximidade das festas de fim de ano.

Já o segmento de gastronomia aparece em terceiro lugar, registrando um aumento de 26% nas vendas, enquanto o mercado gamer e entretenimento assume a quarta posição, com uma expansão de cerca de 26% nas buscas.

O setor de tecnologia, também um dos mais procurados no período ano após ano, vê um aumento de 20,5% na busca por smartphones, acompanhando o avanço do live shopping.

No ramo de beleza, as categorias de skincare, haircare e maquiagem ficam entre as mais desejadas, com crescimeto de quase 70% nas buscas por cosméticos naturais, seguidas por um aumento de 96% em produtos capilares.

Verifique abaixo o ranking completo:

Black Friday

Alguns fatores impulsionam o aumento da intenção de compra durante o período de ofertas, entre eles, a personalização das promoções, a conveniência do varejo digital e a atratividade dos descontos. Para 2025, 8 em cada 10 brasileiros afirmam que o objetivo desta Black Friday é encontrar produtos já desejados a preços mais baixos.

Segundo a Navegg, o aquecimento se concentra no sudeste do País, especialmente em capitais e grandes centros urbanos. O Sul e Nordeste aparecem como mercados complemetares estratégicos.

O levantamento analisou milhões de usuários na base Navegg para mapear os interesses e inteções de compra para o período.