Caboré

O que move as agências indicadas ao Caboré 2025

Na disputa da categoria, AlmapBBDO, Galeria e Artplan investiram em tecnologia e aprimoramento de equipes

i 7 de outubro de 2025 - 14h33

Campanha "Caramelo”, para Pedigree, rendeu um Titanium para a Almap no festival de Cannes. Almap está entre as agências concorres ao Caboré 2025 (Crédito: Divulgação)

Campanha “Caramelo”, para Pedigree, rendeu um Titanium para a Almap no festival de Cannes (Crédito: Divulgação)

As três agências indicadas ao Caboré 2025 na categoria Agência de Comunicação tiveram um ano marcado por intensos investimentos internos. De aprimoramentos em competências tradicionais, como criação, planejamento e mídia, a aportes robustos em dados e inteligência artificial (IA), as concorrentes demonstram atenção às demandas atuais impostas pelo marketing, que incluem personalização em escala, integração de canais e maior exigência por métricas de performance.

Premiada cinco vezes, a AlmapBBDO, além das áreas estruturais, deu passos importantes em tecnologia, com a criação do Synths, ferramenta desenvolvida em parceria com o Google. Com ela, consegue, em tempo real, simular como diferentes perfis de consumidores reagem a estímulos criativos, o que abre novos caminhos para a criação e otimiza decisões estratégicas.

Houve investimento também em uma estrutura de martech e plataformas, com cerca de 220 profissionais, e um hub de retail, a fim de integrar marcas e vendas.

“Também desenvolvemos internamente cinco algoritmos próprios de automação e otimização, que aumentam eficiência sem perder espaço para a criatividade”, diz Filipe Bartholomeu, sócio, presidente e CEO. A AlmapBBDO conquistou a sua primeira coruja em 1997 e repetiu a dose em 2004, 2008, 2010 e 2024.

Vencedora em 2022, a Galeria segue uma cultura e política institucional de olhar para três grandes áreas: talentos, dados/pesquisa e tecnologia, explica o CEO, Eduardo Simon. Com base nesses pilares, neste ano, investiu R$ 15 milhões em ferramentas e inteligência de dados e pesquisa. A meta é que a operação aumente a capacidade preditiva em relação às campanhas e estratégias para as marcas.

Com foco em IA, a Galeria estreitou laços com a Adobe para implementação do GenStudio, plataforma criada para otimizar processos criativos e acelerar a entrega e a gestão de campanhas. No terceiro pilar, aprimorou os times com contratações. “Entendemos a agência como um coletivo de protagonistas, no qual o talento humano e sua capacidade criativa são o grande maestro desse conjunto tecnológico e de inovações”, comenta o executivo.

Galeria, uma das agências concorrentes ao Caboré 2025, levou a coruja do Duolingo para campanha da rede McDonald's (Crédito: Divulgação)

Galeria levou a coruja do Duolingo para campanha da rede McDonald’s (Crédito: Divulgação)

Os investimentos da Artplan nos últimos 12 meses representam a colheita de um plano estruturado em três anos, com priorização de pessoas e cultura, segundo a CEO, Gláucia Montanha. A agência, que concorreu ao Caboré em 2017, fortaleceu a base com novas lideranças em negócios, mídia, estratégia, dados e criação.

“Colhemos como fruto um time unido pela mesma paixão e ambição. Além disso, nossa posição em um grupo nacional nos permite testar novos modelos e verticais com agilidade, mas sem perder nosso core: a interseção poderosa entre dados, estratégia, negócios e criatividade”, comenta.

Contas e cases

A dedicação também rendeu frutos no âmbito dos negócios. As contas mais relevantes conquistadas foram GWM, Nio, BetMGM e Braskem. O reconhecimento veio, ainda, em premiações, com destaque para o projeto “Nigrum Corpus”, criado para o Instituto Yduqs e Idomed, que foi Grand Prix em Industry Craft, além de Ouro em Design e em Health & Wellness no Cannes Lions.

Outros cases importantes foram “Cheering for the Rain”, para o Globoplay, premiado com Bronze em Entertainment; e “RE-commerce Atacama”, para VTEX, Desierto Vestido e Fashion Revolution, que recebeu dois Bronzes em Engagement.

“Fomos, ainda, reconhecidos como Independent Agency of the Year – Health. Mais do que prêmios, esses reconhecimentos mostram que conseguimos criar um significado, gerar impacto e emocionar pessoas. É isso que move toda a nossa equipe”, comemora Gláucia.

A AlmapBBDO, por sua vez, recentemente, conquistou Piracanjuba, sendo responsável por impulsionar a marca no mercado ao fortalecer a comunicação com o público final. No final de 2024, a agência incluiu na carteira Bradesco, Amstel e Zamp.

Em Cannes, a agência ganhou Titanium com a campanha “Caramelo”, para Pedigree, que criou uma espécie de movimento em defesa da adoção dos cães vira-lata. Bartholomeu cita outros cases importantes, como “Pixvertising”, para Burger King, e “Abrigo Amigo”, em parceria com a Eletromidia.

“Tem sido um período marcante. Entre 2024 e 2025, conquistamos 15 clientes de diferentes segmentos e reforçamos nossa liderança em criatividade com impacto. Seguimos combinando criatividade, impacto nos negócios e contribuição para pautas relevantes da sociedade”, diz o CEO.

"Nigrum Corpus", da Artplan para Yduqs eIdomed, conquistou um Grand Prix em Cannes. Artplan é uma das gências concorrentes ao Caboré 2025 (Crédito: Divulgação)

Idomed, conquistou um Grand Prix em Cannes (Crédito: Divulgação)

Entre as principais novidades na carteira da Galeria estão Havaianas, Italac e 3 Corações. Entre campanhas importantes do ano, Simon destaca “Todo Mundo Usa. Menos o Mário”, para Havaianas, reconhecida pelo Effie Awards Brasil, que ganhou força após fala classista do ex-presidente do Corinthians, Mário Gobbi.

Para McDonald’s, criou “McFish&Chips – O Duo que o Brasil vai amar”, protagonizada pela coruja do Duolingo; para a Vivo, apresentou “A melhor jogada é ter a melhor internet”, com o tenista Rafael Nadal; e, para o Itaú, desenvolveu a campanha sob o conceito “Feito”, em que recriou o hit Freedom, sucesso de George Michael.

Agências e oportunidades

Em relação aos próximos anos, Simon é direto ao dizer que a Galeria visualiza a combinação entre dados, tecnologia, criatividade e talento humano. “O futuro de uma agência é construído no dia a dia, por meio de grandes e pequenas revoluções — seja a popularização da IA, seja cada nova tendência lançada pelas pessoas nas mídias sociais, o que pode levar a grandes transformações para uma marca”.

Gláucia afirma que, na Artplan, alguns pilares fundamentais definirão o futuro: conexão pela experiência; inovação com propósito; agilidade para aprender; novas estruturas e entregas; e o olhar atento a talentos. “Avaliamos 2025 como um ano de validação histórica para a agência”.

A AlmapBBDO também delimitou três grandes eixos: criatividade transformadora, inovação e tecnologia e, ainda, talentos e cultura. “Nossa ambição é clara: continuarmos sendo reconhecidos não apenas como agência criativa, mas como parceira estratégica capaz de transformar negócios e sociedade por meio da criatividade”.