Plataformas de conteúdo celebram legado e novos públicos
Estadão, Prime Video e UOL apostam em esporte, marketing de influência e novos formatos
Em cenário marcado pela fragmentação da atenção do público e a multiplicidade de plataformas, os principais players do mercado de comunicação e entretenimento vivenciam período de transformação acelerada. Empresas, entre as quais algumas com história secular e patrimônio de credibilidade e outras que buscam constantemente revolucionar o acesso ao conteúdo, convergiram numa estratégia clara: combinar legado com aposta em inovação para se transformar.

Louise Faleiros (Amazon Prime Video), Erick Brêtas (Estadão) e Paulo Samia (UOL) (Crédito: Divulgação)
Diante do desafio comum a todas, a estratégia adotada pelos indicados ao Caboré na categoria Plataforma de Comunicação tem sido equilibrar a inovação constante com a consistência editorial para garantir excelência de conteúdo e curadoria em ambiente competitivo. Portanto, o investimento em tecnologia e em novos formatos digitais se tornou o pilar central. A expansão para o esporte ao vivo e o entretenimento proprietário domina a pauta. Perante a dispersão do público, a resposta dos indicados é entregar o conteúdo certo, na plataforma certa e com a linguagem adequada.
Legado modernizado
Este ano, o Estadão comemorou 150 anos, evento que envolveu a celebração do legado e relevância da publicação jornalística diária. Contudo, o olhar está direcionado para o futuro. “Não foi um exercício de nostalgia, sim de renovação, em que combinamos a força do legado com decisões estruturantes voltadas ao futuro”, declara o CEO, Erick Brêtas. Para tanto, em resposta ao desafio de combinar alcance, excelência jornalística e diálogo com diferentes gerações em ambiente competitivo, o veículo anunciou investimentos em dados, inteligência artificial, novos produtos digitais e negócios.
A empresa lançou o Blue Studio Influency, unidade de marketing de influência ligada ao Estadão Blue Studio, com o objetivo de explorar formas alternativas de conexão das marcas com o público; relançou o Prêmio Paladar, que celebra o setor gastronômico em São Paulo; anunciou a realização da São Paulo Innovation Week (SPIW) em maio de 2026 para posicionar o veículo no debate sobre tecnologia e futuro dos negócios; renovou seu elenco de colunistas com nomes de grande visibilidade no digital e capacidade de produção em vários formatos; reformulou a estratégia multiplataforma da Rádio Eldorado; e adquiriu a NZN para incorporar o Portal Tecmundo e outros produtos digitais ao portfólio e ampliar a capacidade de produção audiovisual.
O objetivo do Estadão, diz Brêtas, é construir relações mais duradouras e relevantes e oferecer experiências que combinem tecnologia, serviço e conteúdo de qualidade com velocidade, clareza e profundidade. A equipe de 1,4 mil colaboradores é responsável por realizar tudo isso. “A capacidade de adaptação é tão estratégica quanto a tradição. Não basta ter história, é preciso ter velocidade de resposta, disposição para experimentar e coragem de se transformar”, afirma Brêtas.
Experiência integrada
Prestes a completar uma década no Brasil, o Prime Video, da Amazon, reconhece que a lição mais valiosa em sua trajetória no mercado brasileiro é que o sucesso requer entendimento íntimo da cultura local, dos hábitos de consumo e das preferências de entretenimento. Na estratégia que mescla produções originais, aquisições e conteúdo esportivo, a plataforma pretende dar maior variedade e custo-benefício ao assinante em experiência simplificada, intuitiva, premium e com produções de qualidade.
No último ano, o Prime Video adquiriu os direitos de transmissão da NBA por onze anos, exibiu jogos exclusivos da Série A do Brasileirão e manteve a cobertura da Copa do Brasil. Essas aquisições têm por objetivo firmar compromisso de longo prazo com o futebol brasileiro. O streaming contratou Galvão Bueno e Mauro Naves. “Essas aquisições estratégicas não se trata apenas de direitos de conteúdo; representam mudança fundamental na forma como os esportes são consumidos no Brasil. Ao trazer essas competições para o nosso catálogo, estamos criando um paradigma no entretenimento esportivo: a emoção dos esportes ao vivo somada à conveniência e a interatividade do streaming”, diz a country manager do Prime Video, Louise Faleiros.
Os investimentos em conteúdo nacional original deram origem à série documental Mulher da Casa Abandonada, ao filme Missão Porto Seguro e à última temporada do reality show LOL: Se Rir, Já Era! O objetivo é se tornar um hub de conteúdo próprio e de terceiros e, por isso, oferece assinaturas integradas à interface. “O cenário atual de mídia demanda uma completa reinvenção das estratégias tradicionais. No Prime Video, nossa resposta à fragmentação da audiência se baseia na simplificação e enriquecimento da experiência do usuário, apoiada em três pilares: conteúdo abrangente, preço competitivo e integração seamless”, explica Louise.
Tecnologia integrada
O UOL também celebra um marco em 2026: completará 30 anos. A empresa é formada por 1,2 mil colaboradores, do quais 400 são de conteúdo e 400 de tecnologia. A representatividade dos departamentos se deve aos esforços da empresa para se manter relevante ante o quadro de fragmentação da audiência. “O maior desafio foi equilibrar a inovação constante com a consistência editorial que caracteriza o UOL. Em um cenário de intensa fragmentação da atenção do público e multiplicidade de plataformas, queremos oferecer conteúdo relevante e de qualidade sem perder nossa identidade, ao mesmo tempo em que aceleramos a transformação e a diversificação de formatos”, afirma o CEO do UOL, Paulo Samia.
No ano passado, a empresa estreou o Canal UOL na TV, lançou o serviço de assinatura UOL+, o UOL Flash e a editoria Toca, adquiriu direitos de transmissão do Paulistão feminino e masculino, apostou em novos estudos, mininovelas e demais formatos de conteúdo. Samia diz que foi um período de expansão e fortalecimento da marca às vésperas de completar três décadas. O foco do UOL é continuar a ampliar sua presença em múltiplas plataformas, investir em novos formatos e na relação com o público com base em tecnologia, credibilidade e inovação. “Aprendemos que a inovação somente tem valor quando anda de mãos dadas com a relevância. A audiência busca conteúdos que façam sentido no seu dia a dia e nosso papel é combinar tecnologia, formatos criativos e jornalismo de qualidade para fortalecer esse vínculo”, ressalta.