TV aberta é único meio a encolher em faturamento em 2025
Relatório do Cenp Meios indica que canal recebeu 8,8% menos investimentos em mídia do que no ano passado

(Crédito: Shutterstock)
Os resultados do Cenp-Meios, divulgados nessa quinta-feira, 11, indicam que o ano de 2025 tem sido positivo para a indústria publicitária brasileira. Entre janeiro e setembro deste ano, as 329 agências que compõem o painel reportaram investimento 9,07% superior em comparação com o mesmo período de 2024.
Em números absolutos, o mercado publicitário brasileiro direcionou R$ 19,4 bilhões para compra de mídia nos primeiros nove meses de 2025. Para efeito comparativo, entre janeiro e setembro do ano passado, o Cenp-Meios havia reportado um montante de R$ 17,8 bilhões em compra de mídia.
Esse bom desempenho se reflete, quase que em sua totalidade, em cada um dos meios que compõem as divisões estabelecidas pelo painel, com exceção de uma. A TV Aberta, ao contrário dos demais meios avaliados, recebeu menos investimento publicitário entre janeiro e setembro deste ano do que no mesmo período do ano anterior.
De acordo com este novo relatório do Cenp-Meios, a TV Aberta angariou um total de R$ 6.124.780 bilhões em compra de mídia. No período de janeiro a setembro de 2024, o Cenp-Meios atribuia à TV aberta um faturamento de R$ 6.726.517. Ou seja, houve uma queda de 8,80% no faturamento do meio do ano passado para cá.
Apesar do recuo na captação de investimentos publicitários, a TV aberta segue com papel importante na distribuição das verbas de mídia, ficando atrás somente da internet.
Ao demonstrar a participação de cada meio, o relatório do Cenp-Meios une a TV aberta com a TV paga, atribuindo ao meio Televisão, como um todo, um share de 40,3%, mais próximo ao meio Internet, cujo share ficou em 41,5% no período entre janeiro e setembro.
Porém, considerando somente a participação da TV aberta em relação ao total dos investimentos, o share do meio fica em 31,48%.
O crescimento da TV por assinatura
Os resultados do Cenp-Meios apontam, em contrapartida, um crescimento considerável da TV por assinatura, que já vinha se desenhando nos relatórios dos trimestres anteriores.
De acordo com o painel, de janeiro a setembro de 2025, a TV paga recebeu um total de R$ 1.784.784 em compra de mídia. Essa quantia é 85,02% maior do que os 928.973 atribuídos ao meio no painel do ano passado.
Em termos de share, a TV paga também cresceu. De todo o montante investido em publicidade no Brasil entre janeiro e setembro deste ano, a TV paga respondeu por 8,84%.
Alta dos demais meios
No comparativo direto entre o faturamento de cada meio no período de janeiro a setembro do ano passado com o mesmo período de 2025, todos os números aumentaram, com exceção da TV Aberta.
A Internet, que hoje lidera o Cenp-Meios em termos de share, registrou um aumento de 14,49% em relação ao ano passado.
A mídia out-of-home também cresceu, registrando agora um faturamento 14,11% superior ao que tinha no mesmo período de 2024.
Rádio registrou alta de 9,12% no faturamento com compra de mídia, enquanto Jornal cresceu 15,3% na comparação entre os dois períodos.
Revista e Cinema, os dois meios que tem a menor fatia de participação no bolo publicitário (0,3% cada), também registraram crescimento. Enquanto a primeira cresceu 2,41% em termos de faturamento, o segundo aparece com aumento de 25,8%.
