Profissionais de atendimento se tornam aliados da criatividade
Alessandra Visintainer, da Gut, Eduardo Megale, da Talent, e Renato Fischer, da VML, ressaltam as transformações constantes e a conexão com criação e pessoas

Alessandra Visintainer, da Gut, Eduardo Megale, da Talent, e Renato Fischer da VML, estão concorrendo ao Caboré 2025 (Crédito: Divulgação)
Posicionados estrategicamente na linha de frente dos projetos, os profissionais de atendimento e negócios deixaram de ser a “voz do cliente” para ter um papel importante na leitura de dados e visão integrada de negócios e, dessa forma, trabalhar alinhados à criatividade.
Esse reposicionamento ocorre num cenário de reinvenção no momento que o modelo de negócios das agências passa por transformações para garantir novas formas de receitas e de fidelização de clientes. Indicados pela primeira vez ao Caboré, na categoria Profissional de Atendimento e Negócios, Alessandra Visintainer, managing diretor e sócia da Gut; Eduardo Megale, COO da Talent; e Renato Fischer, CBO da VML, comentam a relevância do atendimento nas agências e na relação com os clientes.
Com mais de 20 anos de carreira e passagens por empresas como Wieden+Kennedy, Lew’Lara\TBWA e DM9, Alessandra afirma que viveu altos e baixos na carreira, mas acredita que se encontra em um momento de consolidação e reconhecimento. Seus maiores desafios são equilibrar a intensidade do mercado com a busca por inovação constante e, ao mesmo tempo, cuidar das pessoas, já que, afirma, liderar exige coragem para tomar decisões duras, mas também sensibilidade para criar um ambiente em que o talento floresça. “Fui criada em um mercado que me ensinou a falar baixo e não ocupar muito espaço. Me dá prazer, agora, dizer que ajudei a mudar esse cenário e que melhorei o caminho para quem vier a seguir”, diz.
Megale afirma que a velocidade da transformação é o maior desafio, já que o cenário publicitário está num momento de alto impacto e de grande quantidade de informações. Com passagens pela Artplan, DM9 e Publicis, o COO acredita que atingiu fase de maturidade profissional. A experiência e a vida o ensinaram que é tão importante saber agir com segurança como manter a humildade de aprender constantemente. “Posso dizer também que a paternidade,
com a chegada da minha filha Nina, me fez crescer de maneira profunda. Ela é o meu motivo de viver, de aprender todos os dias e ser melhor como pessoa e profissional. Não acredito na dissociação dessas
duas coisas”, afirma. O executivo defende a importância de unir o olhar de tecnologia com o toque humano para as pessoas que escreverão a história do mercado e conduzir suas transformações.
Fischer, por sua vez, com duas décadas de trabalho em agências como Grey, Y&R e McCann, acredita que está num momento especial da sua trajetória do ponto de vista pessoal e corporativo. Um dos principais desafios, acredita, está justamente relacionado ao momento que a VML vive: fase de crescimento e renovação de cultura e proposta de valor junto ao WPP. Fischer afirma que legado é algo construído no agora. Por isso, quer continuar a contribuir para o crescimento sustentável da VML, formar novos líderes e construir relações de confiança. “Meu maior objetivo é deixar esse legado de colaboração e foco nos resultados, que não perde de vista o valor das pessoas, uma cultura de pertencimento que oferece oportunidades para todas e todos. Construir mais espaços onde as pessoas se sintam valorizadas e motivadas a transformar o mercado junto conosco”, diz.