Marketing

iFood adquire Advolve mirando crescimento em ads até 2030

Compra de startup de IA reforça automatização em marketing de performance e contribui para ambição de crescer a frente em cinco vezes

i 12 de novembro de 2025 - 10h04

Em mais passo na estratégia de amplificar a vertente de ads, o iFood anuncia nesta quarta-feira, 11, a compra da Advolve, startup brasileira de inteligência artificial aplicada ao marketing de performance.

ifood

iFood adquire Advolve como parte de estratégia do fomento da vertente de ads (Crédito: Sidney de Almeida/Shutterstock)

A aquisição é uma aposta da companhia para ampliar a oferta e eficiência na jornada de mídia aos anunciantes, em linha com a ambição de crescer em cinco vezes a frente de ads até 2030. A transação acontece em um momento em que o iFood estrutura sua tese de retail media, sobretudo com a chegada de Sam James na vice-presidência de iFood Ads, e Ana Paula Duarte como diretora sênior.

A Prosus Ventures, controladora do iFood, já era investidora da Advolve desde fevereiro. A plataforma foi o primeiro grande cliente da startup para projetos junto ao time de growth e mídia.

De acordo com Ana Paula, além dos benefícios em eficiência e efetividade de mídia, a compra da startup terá impacto na criação de conteúdos por meio da IA, e no trabalho de audiência estendida fora do app, com a segmentação de usuários de maneira mais efetiva em relação à conversão.

Pilotos que vinham sendo desenvolvidos antes da aquisição indicaram um crescimento de quatro vezes em ROAS, tanto para o iFood quanto para as marcas envolvidas nas ações.

Uma das missões também inclui a ampliação da base de anunciantes que não comercializam dentro do aplicativo, mas que tem interesse em falar com a audiência qualificada do iFood. Para isso, apostam na catequização das marcas sobre as possibilidades junto ao ecossistema da plataforma, inclusive no offline.

Hoje, já são mais de 230 anunciantes em verticais de restaurantes, supermercados, farmácias e pet shops, por exemplo. Entre as categorias em ascensão, estão bebidas e conveniência.

“Mostramos como podemos ajudar se posicionando muito mais do que um veículo de mídia, mas como um parceiro estratégico de negócio. Também trabalhamos junto com a área de growth, e conseguimos oferecer soluções integradas”, indica a diretora sênior. “O nosso papel é realmente oferecer um menu super completo de opções e estratégias, demonstrar nossos aprendizados e dizer o que faz mais sentido. É uma jornada de aprendizado para chegar a uma maturidade”.

João Sobreira, fundador da Advolve, corrobora: “Grande parte do objetivo também é trazer clientes não endêmicos, mesmo que fora do app ou diretamente no nosso ecossistema, mas usando o que temos em audiência e consumo”.

Também recentemente, o iFood estruturou um time dedicado ao atendimento de agências, justamente, com profissionais vindos de agência. “Vemos como um grande parceiro estratégico do iFood dentro do educacional, com parcerias, certificações e pilotos”, detalha Ana Paula. Posteriormente, selecionarão algumas agências para parceiras para auxiliar no desenvolvimento de produtos que melhor atendam o ecossistema dentro do iFood.

O time de marketing B2B também trabalha próximo às agências no planejamento criativo para garantir alinhamento nos projetos. Da relação, surgiu o case The Streaming Bar, feito em parceria com Netflix e Heineken, desenvolvido pela LePub São Paulo. A ação levou um ouro em Cannes neste ano, na categoria Media.

“Usamos a inteligência artificial justamente para ajudar parceiros no geral a terem mais escala e operarem sem uma dependência tão grande de aumentar a quantidade de pessoas e esforço, e permitir que foquem principalmente na estratégia que é onde, no fim, agrega mais valor em todo o negócio”, complementa Sobreira.

Questionada sobre como a vertente de ads fortalece iFood em meio à entrada de novos players no mercado brasileiro, como as chinesas 99Food e Keeta, salienta que o contexto da concorrência com ads vai além do mercado de delivery, abrangendo todo o cenário de mídia do País: “iFood Ads quer realmente se posicionar como um veículo de mídia para o mercado, sendo um dos top em consideração das marcas anunciantes”, conclui.