Marketing

No iFood, Ana Paula Duarte quer criatividade com inteligência

Nova diretora sênior de Ads do iFood promete contribuir para a redefinição do papel da mídia na plataforma

i 12 de agosto de 2025 - 6h00

Formada em direito pela PUC-RJ, Ana Paula Duarte construiu carreira no segmento de bens de consumo, mais especificamente na Unilever, ao longo de 23 anos.

Ana Paula Duarte

Ana Paula Duarte é a nova diretora sênior de Ads do iFood (Crédito: Divulgação)

Em sua posição mais recente, como diretora de mídia da Unilever Brasil e líder de digital, mídia e commerce para personal care América Latina, a executiva esteve à frente da estratégia de mídia para o varejo em parceria com o time de e-commerce e reestruturou o modelo de mídia digital para personal care na região e Brasil, aliando a disciplina ao retail media, conteúdo e marketing – tudo isso, tendo os dados como base.

Em movimento recente, Ana Paula carrega sua bagagem para um novo segmento: o de delivery. No último mês, foi anunciada como a nova diretora sênior de Ads do iFood, ao lado do também recém-chegado Sam James, vice-presidente da divisão.

Ao Meio & Mensagem, a diretora comenta a troca de cadeiras, sua missão à frente do novo cargo, agora em uma plataforma digital, e traça um panorama sobre a importância da mídia aliada a dados e criatividade, bem como o que diferencia a plataforma em meio à concorrência do segmento no País.

Meio & Mensagem – Como classifica a mudança de carreira do segmento de bens de consumo para o de delivery? Quais são os novos desafios nesse sentido?

Ana Paula Duarte – Essa transição marca uma evolução natural da minha trajetória. No segmento de bens de consumo, liderei a transformação de mídia e marketing para grandes marcas, estruturando equipes e integrando dados, conteúdo e varejo digital. Agora, no iFood Ads, vertical de publicidade e negócios do iFood, atuo em um ecossistema onde tudo isso acontece em tempo real, com dados proprietários e inteligência que conectam mídia e conversão na jornada de consumo de forma única. O maior desafio, e também a grande oportunidade, está na velocidade e na escala com que podemos gerar impacto. É um ambiente em que a mídia é parte nativa do negócio, exigindo um mindset mais ágil, integrado e orientado a performance, com resultados tangíveis.

M&M – Quais são os principais aprendizados de sua jornada na Unilever que a guiarão neste novo momento, agora no iFood?

Ana Paula – Carrego uma bagagem sólida em liderar estratégias que integram mídia, dados, conteúdo e performance. Aprendi que o verdadeiro impacto surge da conexão entre criatividade e inteligência e da capacidade de escalar isso com eficiência. Acredito no poder da colaboração com parceiros e times multidisciplinares para destravar inovação e mover resultados. Esses aprendizados são essenciais neste novo capítulo, em que o iFood se consolida como parceiro estratégico de negócios ao inaugurar um novo momento da mídia no Brasil, unindo inteligência, criatividade e dados exclusivos para mover resultados e impactar marcas em todo o funil — com o iFood Ads atuando como catalisador e amplificador das histórias das marcas.

M&M – Sendo um segmento em ascensão no Brasil, quais você acredita que sejam os pontos de diferenciação em termos de ads, dada a atual concorrência de aplicativos de delivery?

Ana Paula O iFood se diferencia no mercado de aplicativos de delivery por ir muito além do modelo tradicional. Como empresa brasileira de tecnologia, com inovação e brasilidade no centro da sua identidade, oferece à área de Ads um conhecimento profundo sobre o comportamento e as necessidades dos brasileiros, permitindo ser mais assertivo na cocriação com as marcas, trazendo ultra conveniência aos consumidores finais. Ainda assim, a partir dessa base sólida, é possível destacar três grandes diferenciais. Primeiro, contamos com dados exclusivos e profundos: com mais de 55 milhões de usuários ativos, conhecemos de forma precisa o cliente, sua jornada e suas missões de compra, o que nos permite estar no lugar certo, no momento certo, para captar sua atenção de maneira relevante. Segundo, temos um vínculo único com a cultura e o consumo no Brasil. Como a marca mais amada do País, fazemos parte do dia a dia e da memória afetiva dos brasileiros, estando presentes na cabeça e no coração de usuários de todos os perfis. Por fim, operamos um ecossistema completo que combina mídia on e off, promoções, inteligência de dados e uma audiência qualificada, capaz de impactar o consumidor em todas as etapas do funil, do topo à conversão. Isso nos permite falar não apenas com clientes, mas também com restaurantes, mercados, farmácias, pessoas entregadoras e todos os stakeholders, gerando impacto em todo o ecossistema.

M&M – Recentemente, o iFood anunciou investimentos que serão voltados para o marketing e promoções para impulsionar restaurantes, inovação e tecnologia. De que maneira tecnologias emergentes, como IA e machine learning, estão presentes do dia a dia da área de ads de uma plataforma?

Ana Paula –  No iFood Ads, o uso de tecnologia acompanha toda a jornada de concepção e execução das campanhas. Nosso trabalho é orientado por dados concretos e insights estratégicos, obtidos e processados por meio de inteligência artificial e machine learning, o que nos permite compreender em profundidade o comportamento dos usuários e oferecer recomendações altamente precisas. Com isso, é possível oferecer soluções viabilizando anúncios que atingem uma audiência qualificada e com forte intenção de compra, além da criação de campanhas especiais que conecta consumidores às marcas de forma autêntica, indo além apenas da conversão de vendas. É certo dizer que há tecnologia em toda jornada desde a criação à execução dos projetos de Ads, reforçando sua atuação como parceiro estratégico de negócio e criativo que une inteligência, criatividade e dados exclusivos para mover resultados e impactar marcas em todo o funil.

M&M – Como classifica a maturidade do retail media no Brasil? Acredita que seja um canal cujos anunciantes, agências e outros players já aproveitam todo o potencial?

Ana Paula – O retail media evoluiu muito no Brasil, mas ainda há um grande potencial a ser explorado, principalmente no que diz respeito a dados. Hoje, vejo o iFood liderando essa nova fase de crescimento do retail media no País. Já temos parceiros que operam com muita sofisticação, ainda assim, entendemos que há espaço para educação do mercado, integração com dados de marca e maior sinergia com as agências. A maturidade está chegando e o iFood é um dos grandes protagonistas nessa jornada. A tendência é que o iFood se consolide ainda mais como parceiro estratégico de negócios e deve liderar novos capítulos da mídia no Brasil. Um exemplo disso – ainda não estava presente na empresa, mas acompanhei no mercado – a parceria com a Heineken, em que foi criado um bar virtual sendo possível comprar cerveja como uma interação “real” com o garçom enquanto assistiam a série sobre o Ayrton Senna na Netflix. É um exemplo de projeto que une criatividade, inovação e conveniência indo muito além do tradicional retail media.

M&M – De forma geral, quais são as expectativas para esse novo momento?

Ana Paula – A expectativa é ir além da entrega de mídia: é cocriar soluções que gerem valor real, que impulsionam negócios e que façam as marcas pertencerem à cultura, ao hábito e à jornada de consumo. Estamos aqui para reescrever o papel da mídia e fazer isso de forma ousada, criativa e com impacto, fortalecendo a missão do iFood Ads de conectar, de forma genuína, marcas e consumidores, revolucionando como o mercado e os consumidores se relacionam, combinando dados, inteligência e brasilidade sempre. E esse é só o começo.