Marketing

Com Galeria, Magalu quer reinventar lojas de departamento

Megaloja conta com espaço para exposição de mais de 150 marcas e projeta maior faturamento do grupo

i 8 de dezembro de 2025 - 16h38

Anunciada em agosto do ano passado, a Galeria Magalu abre as portas oficialmente para o público nesta terça-feira, 9. Com quatro mil metros quadrados, a loja conceito ocupa o espaço que, por anos, abrigou a Livraria Cultura no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo.

Galeria Magalu

Galeria Magalu será inaugurada nesta terça-feira, 9 (Crédito: Olavo Martins/ Divulgação Magalu)

O formato reúne, pela primeira vez, as cinco marcas do grupo: Magazine Luiza, Netshoes, Época Cosméticos, KaBuM! e Estante Virtual. Até então, os marketplaces de beleza e livros Época Cosméticos e Estante Virtual mantinham operações totalmente digitais.

Além das marcas do grupo, a loja conceito conta com o espaço para ativações Casa da Lu; uma unidade do café WeCoffee com cardápio especial; o espaço Pina, com exposições do acervo da Pinacoteca de São Paulo; e o Teatro YouTube, Sala Eva Herz, em uma parceria com o Google e a Aventura.

Para o Magalu, a Galeria inaugura um novo capítulo não só para a empresa, mas para o varejo físico nacional. Entre as ambições com a loja, está a proposta de materializar a omnicanalidade do grupo em uma oferta unificada e ressignificar o conceito de loja de departamento.

Para atrair fluxo de clientes, a companhia aposta em experiências customizadas no espaço de cada uma de suas marcas, um calendário de eventos com marcas parceiras e quer convidar seus influenciadores para criarem conteúdo dentro do espaço da loja.

“As lojas de departamento foram criadas antes da internet. Hoje, o cliente pode comprar sem sair de casa, sem sair do próprio celular. Ele não precisa ir para um espaço físico para fazer compra. Então, tínhamos que pensar esse espaço para ser um espaço de experiência, para ser um espaço de convívio, mas sobretudo para ser um espaço stremável (amigável para estar em uma transmissão)”, explicou Frederico Trajano, CEO do Magalu, em evento de apresentação da Galeria para a imprensa.

Já a equação econômica da operação se apoia, além das vendas, no retail media. A Galeria conta com espaço para exposição de mais de 150 marcas, com pacotes publicitários comercializados pelo Magalu Ads. A expectativa é que a receita da operação de Ads na loja faça com que o grupo recupere o valor investido no espaço em um ano e meio.

A companhia espera, ainda, que a Galeria Magalu se torne a loja com maior faturamento da empresa. O valor total investido na megaloja não foi divulgado, mas seria seis vezes maior que o necessário para a inauguração de uma loja comum.

Mais do que uma loja conceito, a Galeria passa a ser um formato do grupo, que estuda replicar a combinação de marcas em outras unidades. A loja de Magalu da Marginal Tietê, em São Paulo, que recebeu unidades piloto de KabuM! e Netshoes teria sido um laboratório do incremento de vendas gerado pela união das marcas.

A loja teria saltado de um faturamento de R$ 6 milhões para R$ 20 milhões com a chegada das unidades físicas dos marketplaces.

Quais as experiências disponíveis na Galeria Magalu?

Para materializar o conceito de omnicanalidade, a loja reúne experiências e recursos em todas as suas estações. A Casa da influenciadora Lu tem cômodos que serão ativados juntos com as marcas parceiras, como Samsung e Electrolux, que estão presentes na inauguração.

O espaço de Magalu traz experimentação dos produtos, prateleira infinita, uma operação de clique e retire e um centro de serviço autorizado da Apple. Em KabuM!, os consumidores podem montar seu computador gamer do zero. O espaço conta com uma arena para jogos eletrônicos, a Intel Arena Gamer, e uma estação de customização em parceria com Playstation.

A primeira loja física de Época Cosméticos reúne marcas de alto luxo e itens viralizados nas redes sociais. Os vendedores contarão com a tecnologia skinscanner para identificar as necessidades da pele e fazer recomendações. Netshoes pretende levar ídolos do esporte para a loja e oferece totens em que é possível scanear o produto e conferir características e avaliações de outros usuários.

A loja também conta com uma estação de personalização de itens, como tênis e camisas de futebol. Por fim, a loja inaugural de Estante Virtual terá livros novos e usados, como no marketplace, e conta com um totem que sugere opções de leitura.

Comunicação da Galeria Magalu

O lançamento da Galeria será comunicado por meio de um vídeo manifesto que tem como mote os encontros. A comunicação foi desenvolvida pela Ogilvy, que mantém uma operação in-house dedicada a Magalu com 42 pessoas. Diretora executiva de operações do núcleo, Daniela Paris, conta que o projeto vem sendo conduzido há um ano.

“O desafio era justamente como contar essa história pela primeira vez para o público que ainda não conhecia as marcas dentro do grupo. Nós nunca fomos para uma campanha apresentando todas as marcas. Tínhamos o desafio de contar essa história partindo do projeto, que era sobre construir o passado com o futuro. O conceito de varejo para o futuro, unindo a loja física com o digital e as cinco marcas no mesmo lugar”, aponta.

A comunicação também contará com a apresentadora Sabrina Sato, uma ação inaugural foi realizada no domingo, 7, durante o Domingão com o Huck. A Galeria também terá um perfil próprio nas redes sociais e time dedicado para comunicar a agenda de atividades do espaço.