Marketing

COP30: anunciantes demonstram ações e lançam iniciativas

Marcas demonstram iniciativas socioambientais e apresentam novos projetos e compromissos para os próximos anos

i 10 de novembro de 2025 - 9h20

A COP30, que inicia nesta segunda-feira, 10, em Belém, no Pará, e vai até a sexta-feira, 21, atrai não apenas líderes responsáveis pelas negociações, mas também empresas que aproveitam a natureza e importância da Conferência para demonstrar seu comprometimento no combate às mudanças climáticas, firmar alianças e apresentar iniciativas que contribuem para a responsabilidade de mitigação de impactos que suas operações demandam.

COP30

Belém, no Pará, é a cidade sede da COP30, que ocorre em novembro (Crédito: Divulgação/COP30/Rafael Medelima)

Confira abaixo ações que alguns anunciantes preparam para a COP30 — entre exposição de iniciativas e participação em debates — bem como as novidades que deverão ser anunciadas nas próximas duas semanas:

Lojas Renner S.A.

Essa será a terceira vez que a Lojas Renner participa de uma Conferência das Partes. Em Belém apresentará o projeto Florestas de Algodão, em parceria com a startup Farfarm e a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) no bioma Cerrado.

A iniciativa propõe o desenvolvimento de uma cadeia produtiva de matérias-primas mais sustentáveis e regenerativas a partir de sistemas agroflorestais (SAF).

Vivo

A presença da Vivo na Conferência deverá endossar e fortalecer sua jornada para conectar pessoas e natureza e seu compromisso com a biodiversidade na Floresta Amazônica, fundamental para o equilíbrio do clima no planeta.

Além da participação de executivos da companhia em debates – como a presença da VP de
comunicação e sustentabilidade, Marina Daineze, como mediadora de painel no Pavilhão de Ciência Planetária acontece, na Zona Azul – a Vivo é uma das 12 empresas selecionadas pelo Ministério do Meio Ambiente para liderar um painel sobre a importância do setor na gestão de emergências climáticas.

Como parte da plataforma Futuro Vivo, a telecom apresentou a campanha institucional A natureza está chamando. Desenvolvida pela Africa Creative, a ação evidencia o chamado da natureza frente à emergência climática e está sendo veiculada em TV aberta e por assinatura, bem como canais digitais.

Danone

A Danone levará à COP30 a Jornada Flora, sua abordagem de agricultura regenerativa no segmento de laticínios, demonstrando aprendizados e pilares do modelo e a oportunidade da replicação para outras regiões do País. Lançada em 2020, o intuito é aliar a abordagem ao equilíbrio ambiental, social e econômico desde a fazenda até o consumidor.

O projeto promove a capacitação de produtores do campo, redução da emissão de metano e CO2, e implementar melhores práticas voltadas ao bem-estar animal.

A empresa conta com parceiros como o Banco do Brasil (BB), Sebrae e Embrapa, para a concessão de crédito rural com taxas subsidiadas a produtores de leite, bem como a implementação da frente de educação da iniciativa, por exemplo.

Grupo Boticário

O foco da presença do Grupo Boticário, sobretudo com a Fundação Grupo Boticário, na COP30 será a experiência em soluções baseadas na natureza, oceano, biodiversidade e adaptação climática.

Na próxima terça-feira, 11, a instituição lançará a Plataforma Natureza ON, que identificará áreas de vulnerabilidade climática no País e auxiliará na incorporação de Soluções Baseadas na Natureza para a adaptação climática urbana. A solução foi desenvolvida junto ao MapBiomas com tecnologia do Google Cloud.

No dia seguinte, se prepara para inaugurar a primeira Estação Preço de Fábrica, que incentiva a coleta e reciclagem de resíduos, na região Norte do país, localizada, justamente, em Belém.

Além disso, na próxima segunda-feira, 17, apresentará a Coalizão Corais do Brasil, um movimento multissetorial da sociedade civil com foco na proteção de recifes de corais e da resiliência costeira. A iniciativa foi idealizada em conjunto com o WWF-Brasil e demais parceiros.

Porto

A Porto é uma das 10 empoderadoras da Casa do Seguro, um espaço liderado pela CNseg para discutir e promover soluções para o enfrentamento da crise. Participam também Allianz, AXA, BB Seguros, Bradesco Seguros, Caixa Seguridade, MAPFRE, Marsh McLennan, Prudential e Tokio Marine.

A seguradora apresentará sua nova estratégia de sustentabilidade, Regenera, em pleno destaque. O plano estabelece metas para 2030, incluindo a redução de 40% das suas emissões diretas absolutas de gases de efeito estufa e a garantia de 100% de abastecimento de sua operação com energia renovável, bem como a comercialização de R$ 13 bilhões em produtos com atributos sustentáveis e de impacto positivo.

Azzas 2154

A Azzas 2154 (fruto da fusão entre Arezzo&Co e o Grupo Soma) apresentará suas iniciativas de tecnologia, impacto social e respeito à biodiversidade. A companhia patrocina a agenda de negócios de impacto do sistema B, participando de encontros junto a lideranças do setor empresarial.

A Farm Rio, uma das marcas do grupo, tem parceria de cocriação com a comunidade amazônica Yawanawá há sete anos. Além disso, com o projeto Mil Árvores por Dia, Todos os Dias, já plantou mais de 2 milhões de árvores nos biomas brasileiros, sendo que 500 mil estão na Amazônia.

Também demonstrará projeto proprietário de rastreabilidade de coiro, que aplica a tecnologia blockchain para garantir a origem livre de desmatamento e ampliar a transparência da cadeia produtiva.

Sicoob

A Sicoob marcará presença em paineis organizados pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), expondo diversos cases que destacam o papel do cooperativismo financeiro na transição climática.

Vozes do Oceano

vozes do oceano

(Crédito: Reprodução)

A Casa Vozes do Oceano, organizada pelo Instituto Voz dos Oceanos, da Família Schurmann, com apoio institucional do Governo do Pará e da Secretaria de Estado de Cultura, fica, durante a COP30, no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas.

A proposta é conectar sociedade, terceiro setor, academia, setor público e privado e civil às discussões da COP30, sobretudo no que diz respeito ao bioma marinho, em um espaço imersivo no centro histórico de Belém.

O projeto receberá Tramontina, WEG, Villares Metals, Ibema, Sabesp, Netflix, Corona, RD Saúde, FF Seguros e Sanepar – além do apoio da Rhenus Logistics. O público terá acesso a exposições, instalações e experiências imersivas que contribuem para a conscientização sobre a importância dos oceanos.

C&A

Durante evento do Pacto Global na Green Zone da COP, na terça-feira, 11, a C&A assina sua adesão formal ao Movimento Conexão Circular do Pacto Global da ONU.

Com isso, se compromete a ampliar o uso de matérias-primas recicladas e regenerativas, acelerando a transição para uma economia circular e de baixo carbono. O compromisso também inclui o fortalecimento da logística reversa e a remanufatura e expandir o design de peças com princípios de circularidade.

A varejista ainda lançou uma coleção cápsula Criativo do Norte com o artista paraense Matheus Souza. As camisetas, produzidas com algodão mais sustentável e rastreável, são estampadas com ilustrações inspiradas na Amazônia e Belém.

Itaú

No ano passado, o Itaú apresentou o objetivo de alcançar R$ 1 trilhão em finanças sustentáveis até 2030. O banco estará presente na Climate Action Solutions & Engagement (C.A.S.E.), iniciativa criada para impulsionar e escalar projetos climáticos e socioambientais e já existentes no Brasil. O projeto terá espaço físico em Belém entre 11 e 17 de novembro e conta também com Bradesco, Itaúsa, Natura, Nestlé e Vale.

A instituição estará presente na COP30 com a Reverte, iniciativa de agricultura adaptativa e regenerativa em parceria com a Syngenta, e a Tropical Forest Alliance (TNC).

Já entre 12 e 16 de novembro, a Casa Cubo Amazônia será um hub voltado ao impulso de tecnologia, negócios de impacto e conexões pela floresta reunindo startups, empresas, academia e sociedade civil em debates sobre diversos temas.

Em outubro, o Itaú Unibanco apresentou a série Todos a Bordo, ao lado da navegadora brasileira Tamara Klink. A série de quatro episódios foi cocriada com a Africa Creative e é o pontapé inicial para uma nova franquia de conteúdo da instituição, com campanha institucional voltada à agência climática.

Vale

Além de integrar a C.A.S.E., a Vale em parceria com a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e outros, terá a Casa, iniciativa sediada no no Instituto Tecnológico Vale. O intuito é integrar as agendas das três Convenções do Rio (Clima (UNFCCC), Biodiversidade (CDB) e Combate à Desertificação (UNCCD) conectando escalas e setores.

Também patrocina projetos culturais como o Complexo dos Mercedários, que recebe a Casa BNDES durante a COP30, a exposição Brasil Terra Indígena, a instituição artística 2° Bienal das Amazônias, a restauração da Basílica de Nazaré, e os museus das Amazônias e de Arte Urbana de Belém.

EY

A EY terá a EY House, espaço físico multissetorial com uma agenda de painéis e debates voltado à iniciativa privada abordando natureza, sustentabilidade e inovação. Após a COP30, o espaço sediará a Secretaria dos Povos Indígenas do Pará.