Usaflex quer ressignificar o conceito de “zona de conforto”
Sob o mote "Viver pede conforto", reposicionamento da marca busca fortalecer a conexão emocional com clientes

Posicionamento quer ampliar conexão com o público feminino (Créditos: Divulgação)
A Usaflex apresenta, nesta quinta-feira, 6, seu novo posicionamento de marca, desenvolvido em parceria com a Touch Branding, que ressignifica o conceito de “zona de conforto”.
Sob o mote “Viver pede conforto”, a nova fase busca fortalecer a conexão emocional da marca com os clientes, bem como ampliar o diálogo em diferentes frentes de comunicação.
Com quase 30 anos de trajetória, a Usaflex quer reafirmar seu compromisso com a evolução feminina, pautado pela união entre conforto e beleza, ganha novas dimensões ao incorporar valores ligados ao bem-estar, liberdade e autenticidade.
“Quando falamos de Usaflex, a resposta é sempre: ‘Ah, minha mãe ama! Minha avó usa!’, então, nós temos esse vínculo emocional estabelecido, mas não conseguíamos traduzi-lo em comunicação, branding e posicionamento”, afirma Manuela Cardona, diretora de marketing da Usaflex. “Foi a partir dessa perspectiva que esse trabalho começou”.
Estratégia digital
Em outra frente, como forma de alcançar diferentes gerações de mulheres, a marca lança a Tecnologia do Bem-Andar, uma plataforma proprietária que une inovação, design e conforto. Por meio dela, a Usaflex estabelece uma comunicação mais próxima com as consumidoras, compartilhando os benefícios dos produtos da marca.
Atualmente, o ecossistema digital da marca – que inclui e-commerce e outras ferramentas – já responde por 10% das vendas totais, consolidando o avanço da Usaflex em novos canais e experiências de consumo.
“As pessoas confundiram, ao longo do tempo, zona de acomodação com zona de conforto, que são coisas diferentes. Nós começamos esse diálogo para mostrar para mulheres que, é na zona de conforto que a vida flui, que ela consegue extrair seu melhor potencial e maximizá-lo em um grande objetivo”, afirma Manuela.
A redefinição dos pilares de comunicação, identidade e propósito foi construída a partir de pesquisas e de uma escuta ativa das consumidoras, com o objetivo de traduzir com autenticidade seus desejos e expectativas.
De acordo com Manuela, o reposicionamento busca aumentar as vendas, ampliar a visibilidade da marca e retomar o canal multimarca, promovendo uma oxigenação na rede de distribuição e a expansão do público-alvo.
Até o fim de 2025, a Usaflex projeta alcançar 370 franquias no Brasil. Para os próximos anos, o plano é seguir crescendo, com metas ainda em fase de definição.
Nova identidade visual
O reposicionamento vem acompanhado de uma nova identidade visual que traz a reformulação do logotipo da marca, tipografia, paleta de cores e materiais em todos os pontos de contato.
O amarelo neon é substituído por um tom mais suave que busca transmitir calma e serenidade, mas também vitalidade. Já o logo de Usaflex assume a cor rosa, que traz não só feminilidade como mais sensibilidade e leveza.

Indentidade antiga versus identidade nova (Créditos: Divulgação)
“Quando nós vamos para o canal multimarca, a cor é um grande diferencial. Fazer o posicionamento não é fácil, mas o grande desafio começa agora. Não é só uma mudança de logo, cor e tagline, é uma mudança de atitude e de atributos da marca”, acrescenta Manuela.
A nova fase não traz novidades específicas no portfólio de produtos: segundo Manuela, a oxigenação do portfólio é um movimento que vem sendo trabalhado há cerca de dez anos, e segue em evolução para atender as necessidades do público-alvo.
“Temos dado espaço para novas tecnologias não só na frente de marketing, mas também na de produto. Desenvolvemos uma ferramenta para atuar na parte de criação, e na parte de marketing utilizamos a IA para imagens de apresentação das coleções”, afirma Manuela.
Campanha de lançamento
Para oficializar o reposicionamento, a Usaflex prepara, neste mês, um evento de lançamento que reúne influenciadores, imprensa, lojistas e parceiros estratégicos. A experiência contará com ativações sensoriais que traduzem o conceito de conforto, além de um talk com a embaixadora Ticiane Pinheiro.
“Ao longo desses últimos dois anos, principalmente, nós fizemos um shifting grande na nossa estratégia de marketing, com um trabalho digital forte, construindo camadas de influência, trazendo celebridades digitais e conteúdos em movimento”, afirma Manuela.
A nova fase é anunciada junto com o lançamento da coleção de alto verão da marca, momento estratégico nas vendas de Usaflex, que transmite o ideal de conforto e bem-estar.
Para 2026, o objetivo é trabalhar com um squad de influenciadores mais fixo – diferente deste ano, que o squad foi mais rotativo – contribuindo para a construção de uma comunidade engajada de clientes. Além disso, os planos para a nova fase incluem presença robusta nas redes sociais, incluindo por meio de webséries e podcasts.
Segundo a executiva, a empresa também atenta para um equilíbrio real entre estratégias on e off-line. A abordagem video-first funciona no que tange a engajamento, mas no ramo de calçados os clientes precisam ter contato real com a marca.
A campanha se estende também para uma ação out-of-home na avenida Paulista, em São Paulo, e um filme publicitário que apresenta as novidades ao público. A comunicação será veiculada até o outono de 2026, assumindo depois uma estratégia always-on.