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Com 30 anos, Planeta Atlântida ganha documentário

Festival de música já garantiu cinco patrocinadores para 2026: Renner, Banrisul, Coca-Cola, PUCRS e KTO

i 6 de novembro de 2025 - 6h05

Planeta Atlântida

Planeta Atlântida (Créditos: Nani ArtClub)

O Planeta Atlântida, evento criado pelo Grupo RBS e pela DC Set Group, completa 30 anos de existência em 2026, movimentando música e cultura na praia de Atlântida, no Rio Grande do Sul.

Criado em 1996 para celebrar os 20 anos da Rádio Atlântida, o festival se consolidou como uma das marcas culturais mais emblemáticas do País. Ao longo de quase três décadas, reuniu mais de 1,4 mil atrações nacionais e internacionais, levando ao palco nomes como Rita Lee, Anitta, Ivete Sangalo e Charlie Brown Jr.

A longevivdade do projeto é um reflexo, segundo o Grupo RBS, dos constantes esforços para inovação e inclusão, se renovando junto ao público não só na escolha do lineup, mas também na própria estrutura do evento.

“A cada ano oferecemos novas áreas: no ano passado lançamos um rooftop com open bar e vista do palco. Também temos uma área chamada Planeta Premium, que conta com alimentação, bebidas e churrasco, alcançando um público mais alto”, conta Caroline Torma, diretora-executiva de Marketing e Entretenimento da RBS.

Segundo a executiva, a marca costuma fazer pesquisas para ouvir o feedback do público a respeito do festival, com o objetivo de sempre melhorar e trazer novidades nas próximas edições. Para 2026, por exemplo, o evento promove um roadshow em todo o interior do Rio Grande do Sul, além de ações de beira-de-praia.

Desde 2020, o Planeta Atlântida viu um crescimento de 130% nas receitas de patrocínio e uma alta de 90% nas receitas com público final. “Acho que conseguimos acelerar esse processo investindo realmente em experiência, em benefício para o público, em ter marcas que tenham aderência para o nosso público”, conta Caroline.

Além disso, nos últimos anos houve maior investimento em estratégias omnichannel e conteúdo digital, levando o festival e seus desdobtramentos para um público mais amplo. Segundo Caroline, somente na última edição foram mais de 10 milhões de brasileiros assistindo o festival através do programa Melhores Momentos, da TV Globo.

Patrocínio e ações ESG

Até o momento, foram confirmados cinco patrocinadores masters: Renner, Banrisul, Coca-Cola, PUCRS e KTO, que, além de promoverem o evento, também oferecerão ativações para o público. Em 2025, o festival teve um recorde de 33 anunciantes de diversos segmentos, posicionando o Brasil como referência em grandes eventos ao ar livre.

Segundo Caroline Torma, as ativações e projetos são feitos de forma cocriada com os parceiros, de maneira a gerar não só a sustentabilidade do festival, como também retorno para as marcas e para os fãs.

“Sabemos que o público mais jovem quer se conectar com marcas que têm aderência ao propósito e às coisas que eles acreditam. [Por isso] nós fizemos um esforço grande em ESG: para o ano que vem estamos trabalhando o tema de conexões reais, uma perspectiva do que nós vivemos com a epidemia da solidão, do quanto os jovens não têm conseguido estabelecer essas relações pessoais da forma que fazíamos no passado”, afirma a executiva.

Como parte dessa conversa, o festival vai expandir sua frente de atuação para discussões nas universidades e escolas, se conectando com o público mais jovem e promovendo momentos de aprendizado e networking.

São mais de 50 ações ESG mapeadas para a edição, posicionando o evento como referência em sustentabilidade e acessibilidade. Para 2026, são oferecidos espaços acessíveis e salas de acolhimento psicológico, kits sensoriais, cardápios em braile, intérprete de Libras, bancadas adaptadas, programas de gestão de resíduos, reuso de materiais e distribuição gratuita de copos reutilizáveis

“Fizemos grupos focais e conversamos com diferentes públicos, montando um hub para sermos um festival cada vez mais receptivo, que ofereça para o público a melhor experiência”, diz Caroline. “E é muito importante estar junto com marcas que corroboram com esse propósito”.

Neste ano, o Planeta Atlântida recebeu o Top de Marketing ADVB/RS, na categoria Iniciativas ESG. A cada edição, o festival amplia sua práticas em torno dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que foram atingidos na edição 2025. Já foram mais de R$ 160 mil destinados a instituições voltadas para jovens e adolescentes por meio de ingressos solidários.

Planeta Atlântida (1)

Intérprete de Libras (Créditos: André Ávila/Agência RBS)

“30 Verões Criando Memórias”

Para celebrar essa trajetória, o Planeta Atlântida anuncia o lançamento do documentário “30 Verões Criando Memórias”, que resgata o vínculo afetivo entre o festival e os planetários — como são chamados os fãs.

“O fio condutor é a ideia de conexões que o planeta gera ao longo do tempo. Ele vem mesclando a história de como tudo começou, com histórias que os artistas nos contaram. Tem entrevista do Jota Quest, do Samuel Rosa, Lucas da Fresno, Armandinho, entre outros artistas”, explica Caroline. “E vamos costurando essas histórias com as de planetários que se reconhecem como parte dessa trajetória. Então casais que se conheceram no Planeta, casaram, têm filhos, estão levando seus filhos, e por aí vai”.

A produção será exibida pelo Youtube, ATL TV, RBS TV e Globoplay. Serão quatro episódios por semana, além de ações complementares on e offline.

Ainda como parte das comemorações, o Planeta Atlântida lança a campanha “O sentimento não muda”, que também homenageia a história do festival através do impacto gerado em diferentes gerações de fãs.

O filme, assinado pela produtoa Little Door, mostra que mesmo com a evolução da tecnologia e a mudança do comportamento humano, a emoção de viver a música permanece a mesma.

Os esforços se estendem ainda para um casting de influenciadores parceiros que criam conteúdos sobre o Planeta Atlântida, amplificando a conexão fo festuval com o público.