Na Black Friday, consumidor que realizar desejos pessoais
Segunda rodada de pesquisa do Google indica manutenção da intenção de compras pelos brasileiros

(Crédito: Shutterstock)
Os brasileiros estão animados a fazer compras na Black Friday deste ano: 60% dos consumidores declararam que pretendem fazer alguma compra na data dos descontos, que neste ano será em 28 de novembro.
E a maior parte dessa intenção de compra está direcionada a itens pessoais, como celulares, roupas, perfumes e calçados.
Essas são algumas das conclusões de uma nova rodada da pesquisa realizada pelo Google para mapear as intenções de compras para a Black Friday.
Em comparação com a rodada anterior da pesquisa, divulgada no fim de agosto, a intenção de compra para a Black Friday no Brasil se manteve: na época, 61% dos consumidores tinham intenção de adquirir algo na data. Agora, o índice é de 60%.
Entre essas pessoas que estão esperando a Black Friday para fazer alguma compra, a intenção é investir em 5,8 categorias de produtos diferentes, o que representa um crescimento em comparação ao ano passado.
O que os brasileiros querem comprar na Black Friday?
Ainda de acordo com o levantamento do Google, as quatro categorias mais citadas nas intenções de compra dos consumidores para a Black Friday neste ano são: celulares e perfumes (com 79% das intenções cada), seguidas por roupas e acessórios e calçados, com 78% das intenções casa.
O Google ainda apontou outros itens que se destacaram nas intenções de compras. Entre os eletroportáteis, o item preferido é a airfryer, com 51% das intenções. Já em eletrodomésticos, quem lidera as intenções de compra, com 43% das citações, é o micro-ondas.
Pagamento das compras
A pesquisa também avaliou como os brasileiros pretendem pagar as compras feitas na Black Friday. Nesse quesito, o PIX aparece como o método preferido, citado por 67% dos consumidores como o meio de pagamento preferido.
Já quando se trata de compras de maior valor, o meio de pagamento mais citado é o cartão de crédito parcelado, citado por 60% dos consumidores.
Além disso, o Google também mapeou que 40% dos consumidores têm intenção de gastar mais neste ano do que na Black Friday em 2024 e 48% também afirma que já estão se planejamento e fazendo pesquisas de preços para se preparar para a data.
