Wikipédia completa 25 anos celebrando editores voluntários
Enciclopédia exalta conhecimento humano como diferencial em meio à era de conteúdo ditado pelos algoritmos
*Por Tim Nudd, do Ad Age
Em aniversário de 25 anos, a Wikipédia celebra não suas páginas, mas sim as pessoas — os editores voluntários que são a espinha dorsal do site — com uma campanha em estilo documentário criada pela agência Kin.

Wikipédia valoriza conhecimento humano em meio a era dos algoritmos (Crédito: Reprodução/Wikipédia)
Em vez de se concentrar na plataforma, a iniciativa destaca as pessoas que escrevem, editam e verificam os fatos dos milhões de verbetes da enciclopédia, abrangendo diversos idiomas e fronteiras.
A série documental acompanha oito colaboradores voluntários cujos trabalhos e paixões pessoais moldam o trabalho que realizam no site.
Entre eles estão um observador de tempestades de longa data na Califórnia, nos Estados Unidos, um médico na Índia que compartilhou informações de saúde pública durante a pandemia, uma bibliotecária em Tóquio, no Japão, focada no acesso à língua japonesa e um fotógrafo de Connecticut, EUA, que documenta a cultura negra por meio de imagens compartilhadas gratuitamente online.
Confira alguns dos vídeos abaixo:
A campanha surge em um momento em que a Wikipédia se posiciona como um contraponto humano ao conteúdo gerado por algoritmos, enfatizando que seu conteúdo é resultado de julgamento coletivo e não de automação.
A série explora essa ideia ao mostrar como a motivação pessoal e a experiência de vida contribuem para a construção de um verbete em uma enciclopédia. O conceito central é: “O conhecimento é humano”.
“Em um mundo moldado por algoritmos, desinformação e ruído intermináveis, a Wikipédia nos lembra de algo simples e profundo, que é a alegria do aprendizado, o poder da curiosidade e a beleza do conhecimento construído por pessoas, para pessoas”, afirma Sophie Ozoux, cofundadora da Kin.
“Essa campanha é a nossa carta de amor a essa rede humana — a genialidade silenciosa e coletiva por trás do maior projeto colaborativo do mundo”, acrescentou Kwame Taylor-Hayford, o outro cofundador da agência.
Paralelamente à série documental, a Kin também produziu um filme institucional de 90 segundos no final do ano passado, que serve como manifesto para o aniversário.
Dirigido por Adrian Yu, da Excetera, o filme foi montado inteiramente a partir de imagens e vídeos extraídos do Wikimedia Commons, utilizando mais de 700 recursos provenientes de todo o mundo. Confira abaixo:
A estrutura do filme espelha o ritmo colaborativo da própria plataforma, sobrepondo imagens de eventos globais e momentos cotidianos para sugerir como inúmeras pequenas contribuições se somam ao longo do tempo.
Ao utilizar apenas materiais gerados pela comunidade, o vídeo reforça a ideia de que a escala da Wikipédia é construída a partir do esforço individual, e não da produção centralizada.
A celebração de aniversário também inclui elementos interativos, como uma cápsula do tempo digital, um quiz e recursos sociais que convidam os usuários a adicionar seus nomes a um cartão de aniversário virtual gigante. Outras novidades são esperadas ao longo do ano, à medida que a Wikipédia estende sua comemoração para além de um único momento.
“A Wikipédia é um dos melhores exemplos mundiais do potencial humano para criar algo significativo por meio da colaboração”, comentou Zack McCune, diretor de marca global da Fundação Wikimedia. “Esta campanha incorpora esse espírito, destacando as pessoas que tornam possível este recurso de conhecimento global.”