Canal elabora programação a partir de buzz
A partir de julho, programação da 4Seven, no Reino Unido, levará em conta repercussão no Twitter e Facebook
A partir de julho, programação da 4Seven, no Reino Unido, levará em conta repercussão no Twitter e Facebook
Meio & Mensagem
14 de junho de 2012 - 5h21
Emma Hall,
Do Advertising Age
Mídias sociais influem nos hábitos de assistir à TV. Por conta disso, o Channel 4, a segunda maior emissora comercial do Reino Unido, lança um canal inteiramente dedicado aos shows que geram buzz nas redes como Twitter, Facebook e similares. Em estilo de mídia social, o novo canal, chamado 4Seven, vai apresentar cada um dos programas com comentários – positivos ou negativos – dos espectadores sobre a atração.
Apesar do aumento de gravadores de vídeo digitais e video-on-demand, 90.6% de toda a TV ainda era assistida ao vivo em 2011 no Reino Unido, de acordo com o grupo de marketing televisivo Thinkbox. Dessa forma, o lançamento do 4Seven ajudará o Channel 4 a maximizar a audiência com seus programas mais populares.
Steve Parker, sócio da The Social Practice, parte do grupo CHI, comentou a ação. “É uma ideia interessante e começa com uma boa perspectiva tocando um comportamento que já está acontecendo. Com as ferramentas de análise de mídia social, é possível olhar o volume de informações e construir sua agenda para o dia seguinte”.
O 4Seven será lançado no dia 4 de julho, ocupando o horário das 20h e 22h durante a semana, transmitindo os programas que mais geraram comentários durante as 24 horas anteriores nas mídias sociais. Às 21h o canal transmite o mesmo show que o Channel 4 transmitiu às 21h do dia anterior e o resto da programação será preenchida com programas que se mostraram mais populares no decorrer da semana anterior.
O Channel 4 pretende preencher o cronograma da 4Seven com shows de seu acervo de emissoras de TV, incluindo a E4, More4 e Film4. O canal tem o perfil de audiência mais jovem entre seus rivais, mas ainda assim 95% de seus programas são assistidos ao vivo na TV e não por meio de outras opções de acompanhamento como internet e gravações.
Jim Dowling, sócio-gerente da Cake, que lida com a mídia social da Sony, Ikea e Carphone Warehouse, vê no 4Seven é uma ótima ideia. “A opinião em que as pessoas mais confiam é a de seus amigos, e não a de críticos de TV ou editores. Gosto da ideia de uma emissora ouvir seu público e o servindo com o que quer. Anunciantes vão aproveitar o conforto para comprar spots dos shows que já foram aprovados pelo público”.
David Abraham, CEO do Channel 4, disse em comunicado oficial que “com tantas opções de escolha por aí, os telespectadores ainda reclamam que perdem muitas oportunidades de assistir às ‘coisas boas’ na televisão, apesar de seus gravadores de vídeo e VOD. A 4Seven irá transmitir o conteúdo do Channel 4 que criar buzz nas mídias sociais e vai incorporá-lo ao estilo do canal”.
“É o paradoxo da escolha – há tantas escolhas que as pessoas acabam se paralisando”, disse Parker. “As pessoas gostam de ter suas escolhas com curadoria para eles. A única complicação é a opinião. Você vê picos em volume de comentários sobre determinado programa, mas é preciso entender o sarcasmo, as gírias e o humor, para entender se são positivos, negativos e neutros. Volume de comentários não significa, necessariamente, um bom programa”.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King