Cinema nacional impulsiona setor
Entre os meses de janeiro e março de 2014, 35,8 milhões de ingressos foram vendidos; filmes brasileiros atraíram 7,3 milhões de espectadores
Entre os meses de janeiro e março de 2014, 35,8 milhões de ingressos foram vendidos; filmes brasileiros atraíram 7,3 milhões de espectadores
Meio & Mensagem
14 de maio de 2014 - 3h20
No primeiro trimestre do ano, 35,8 milhões de espectadores foram ao cinema no Brasil. O balanço, divulgado nesta quarta-feira, 15, pela Agência Nacional de Cinema (Ancine), mostra um crescimento de 2,4% no total de bilhetes vendidos em relação ao igual período de 2014. Quando se avalia somente o desempenho dos filmes nacionais, no entanto, esse crescimento é ainda maior.
Os longas-metragens brasileiros foram responsáveis pelas vendas de 7,3 milhões de ingressos nos meses de janeiro a março de 2014. O número é 15,9% maior do que o registrado no primeiro trimestre de 2013. Já a quantidade de espectadores que foram aos cinemas para assistir produções estrangeiras teve uma ligeira queda – 0,6% – em comparação com o igual período do ano passado.
No total, as salas de cinema do Brasil arrecadaram, juntas, o total de R$ 410,44 milhões em ingressos no primeiro trimestre. A participação do cinema nacional nesse montante corresponde a 20,4%.
Campeões de bilheteria
Na lista dos dez filmes mais assistidos do primeiro trimestre, três são nacionais. A sequência Até que a Sorte nos Separe 2 ficou em segundo lugar no ranking geral dos longas com maior bilheteria, levando mais de 2,9 milhões de pessoas aos cinemas. O filme Muita Calma Nessa Hora 2 angariou a sexta posição da lista, com um público de 1,4 milhões de espectadores. Em décimo lugar aparece o longa S.O.S Mulheres ao Mar, que levou 1,06 milhão de pessoas às salas.
Veja a lista dos filmes mais assistidos no primeiro trimestre de 2014 e seus respectivos públicos:
Frozen – Uma Aventura Congelante – 3,918 milhões de pessoas
Até que a Sorte nos Separe 2 – 2,921 milhões
300 – A Ascensão do Império – 2,715 milhões
Robocop – 2,645 milhões
Rio 2 – 1,821 milhão
Muita Calma Nessa Hora 2 – 1,429 milhão
A Menina que Roubava Livros – 1,362 milhão
As Aventuras de Peabody e Sherman – 1,175 milhão
O Lobo de Wall Street – 1,066 milhão
S.O.S Mulheres ao Mar – 1,060 milhão
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King