Como o TikTok trabalha a comunidade dos amantes de livros?
Por meio de campanha e ações de conteúdo, plataforma destaca o poder de engajamento dos títulos e estimula conversas e compartilhamentos sobre histórias e obras
Como o TikTok trabalha a comunidade dos amantes de livros?
BuscarComo o TikTok trabalha a comunidade dos amantes de livros?
BuscarPor meio de campanha e ações de conteúdo, plataforma destaca o poder de engajamento dos títulos e estimula conversas e compartilhamentos sobre histórias e obras
Bárbara Sacchitiello
25 de junho de 2025 - 15h17
(Crédito: Reprodução)
No dia 12 de junho, o TikTok deu início a uma campanha que procurava homenagear e destacar o chamado universo do BookTok, comunidade de influenciadores da rede social que compartilha conteúdos vídeos sobre obras literárias e dicas de leitura.
Para essa campanha, criada pela AKQA Casa, a rede social escolheu o mote “No TikTok, livros não terminam na última página, e escolheu como protagonista o ator Selton Melo.
Nos vídeos, veiculados na plataforma, o ator aparece em sua casa, quando chegam os influenciadores Tiago Valente e Milena Enevoada, famosos pelo conteúdo sobre livros.
A escolha de Selton aconteceu pelo fato de a rede social enxergar no astro uma ponte perfeita entre o universo literário e a linguagem dinâmica e acessível da rede social. Segundo André Marques, líder de branding e criação do TikTok para as Américas, o ator é um símbolo da cultura nacional, tem um perfil ativo e autêntico na plataforma e capacidade de se conectar de forma genuína.
Os números mostram a razão de o TikTok estar atento aos conteúdos publicados pelos amantes de literatura. Do início do ano até agora, a hashtag #BooktTokBrasil acumulou mais de 1 bilhão de visualizações.
Do começo do ano até agora, a hashtag #BookTokBrasil acumulou mais de 1 bilhão de visualizações. No mesmo período, o País gerou mais de 980 mil publicações relacionadas ao termo BookTok, com média de 40 mil vídeos postados por semana. Globalmente, já são mais de 60 milhões de vídeos publicados.
Na visão de Marques, o engajamento dessa comunidade é altíssimo, com poder de resgatar clássicos, descobrir novos nomes e impulsionar lançamentos. “Temos não só autores usando o TikTok para se conectar com leitores, mas também editoras e livrarias, além de muitos criadores, formando praticamente um clube do livro com aqueles que estão em busca de mais pessoas para conversarem sobre um livro que estão lendo”, comenta o porta-voz.
A descoberta cultural e a troca de ideias sobre livros e autores vem gerando impactos que podem ser vistos fora da plataforma. No ano passado, por exemplo, o TikTok promoveu uma ação para se conectar com a comunidade BookTok, distribuindo livros gratuitamente no espaço do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo. A ação gerou longas filas e, na época, a plataforma divulgou que mais de 100 mil exemplares foram distribuídos.
André Marques acredita que o crescimento da comunidade BookTok evidencia que a relação das pessoas com a leitura está sendo renovada. “Leitores compartilham suas experiências, resenhas e recomendações, criando um ciclo de engajamento que impacta diretamente o mercado editorial”, analisa.
O porta-voz cita o fato de algumas livrarias já terem espaços físicos com obras que fazem sucesso na comunidade BookTok, para divulgar os exemplares que vem chamando a atenção dos creators na rede social. “Mesmo títulos publicados há anos voltam às listas dos mais vendidos após viralizarem no TikTok. Isso reforça o poder de nossa comunidade em impulsionar tendências e democratizar o acesso à literatura”, complementa.
Por meio da campanha com Selton Melo, a plataforma também vem trabalhando o assunto na televisão, por considerar o meio um canal de grande impacto, capaz de falar com quem ainda não está tão engajado na plataforma.
Outra ação da plataforma relacionada ao universo dos livros aconteceu por meio do patrocínio à Bienal do Rio. “No TikTok o livro nunca acaba na última página, as pessoas estão sempre procurando por resenhas e novas indicações, é uma forma de manter o hábito, e sempre ter um próximo livro para ler”, complementa Marques.
Compartilhe
Veja também
João Brandt: “Mantemos a locução permanente com as plataformas”
Secretário de políticas digitais da Secretaria de Comunicação Social e da Presidência da República comenta atual status da atuação junto às big techs e demais discussões que recaem sobre o governo e sociedade civil
Veja estreia canal de TV gratuito na Samsung TV Plus
Veja+ terá programação voltada a notícias e reportagens sobre política, esportes, variedades e cotidiano