ComScore e Rentrak se unem
Fusão entre as duas companhias pretende criar um novo player de audiência voltado à mensuração multiplataforma
Fusão entre as duas companhias pretende criar um novo player de audiência voltado à mensuração multiplataforma
Meio & Mensagem
30 de setembro de 2015 - 11h51
A ComScore anunciou a aquisição da Rentrak Corp., empresa especializada na avaliação de dados de audiência de TV, cinema e set-top-box. De acordo com matéria do Wall Street Journal, as duas companhias podem, juntas, originar um player ainda mais fortalecido na área de mensuração de audiência multiplataforma, podendo fazer forte concorrência a Nielsen, que domina o segmento nos Estados Unidos.
De acordo com a publicação norte-americana, o valor de mercado da Rentrak após o anúncio do acordo está próximo de US$ 732 milhões. Já a ComScore têm um valor de capital avaliado em US$ 1,7 bilhão. A fusão entre as duas empresas irá permitir, sobretudo, uma evolução na mensuração do cruzamento das audiências on e offline. Com a nova formação, a empresa será liderada por Serge Matta, executivo-chefe da ComScorte. Bill Livek, até então CEO da Rentrak, será vice-presidente e chairman da operação.
As grandes companhias de TV dos Estados Unidos já vem demandando uma mensuração que contemple o alcance das audiências tradicionais e offline, algo que Nielsen ainda não vem conseguindo atender plenamente. A empresa, que praticamente detém o monopólio de mensuração de audiência de TV naquele país, vem procurando se atualizar para atender aos anseios do mercado. Para os próximos meses, a Nielsen promete lançar um serviço de mensuração de audiência totalmente multiplataforma, que contemple a visualização de determinado produto em diversos meios.
O mercado publicitário norte-americano já especulava uma possível junção entre Rentrak e ComScore. No ano passado, o WPP, um dos maiores grupos de comunicação do mundo, fez investimentos significativos para garantir uma pequena participação nas duas companhias. Após a fusão, o conglomerado de Martin Sorrell terá 16% das ações da nova operação. O percentual, no entanto, não garantirá ao WPP uma cadeira no conselho.
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