Assinar

comScore traça perfil do brasileiro na web

Buscar

comScore traça perfil do brasileiro na web

Buscar
Publicidade
Mídia

comScore traça perfil do brasileiro na web

Estudo mostra rotina dos usuários de internet, cada vez mais conectados a diferentes telas, no País


20 de fevereiro de 2014 - 12h02

Do ProXXIma

O interesse pelas atividades online no Brasil continua aumentando, especialmente com relação à navegação na web em geral e às atividades em redes sociais. Hoje, a internet é considerada a mídia mais importante para 88% dos internautas brasileiros, superando a televisão, jornais e revistas, segundo a comScore. Adicionalmente, 40% passam ao menos duas horas por dia conectados, contra apenas 27% dos que gastam o mesmo tempo assistindo à TV.

Onívoros Digitais
Quase a metade da população online no Brasil (47%) utiliza seu PC junto com celular, tablet e outros dispositivos. Então, para propósitos de planejamento online, considerar o PC como a mesma coisa que internet é planejar com base em um cenário virtual que é verdadeiro somente para 53% da população online, diz a comScore. Para contextualizar esse dado, o Reino Unido tem 69% de usuários multiplataforma e os EUA, 54%.

A posse de dispositivos móveis com conexão à internet vem crescendo desde o ano passado. Ainda segundo a comScore, os dispositivos mais usados para acessar a web, os smartphones e os tablets foram os destaques. A boa notícia é que os usuários multiplataforma agora consomem 23% mais conteúdo que os usuários exclusivos de PC.

Em 2012, 42% dos internautas brasileiros possuíam smartphones, sendo que em 2013 esse número saltou para 52%. Desses usuários, 37% passam 14 horas semanais ou mais navegando ou usando apps em seu dispositivo. Em relação a usuários de tablets, 30% dos brasileiros possuem esse tipo de aparelho contra apenas 22% no 2012. Desses usuários, 46% passam 14 horas por semananavegando ou usando apps.

Comparativamente ao ano anterior, a audiência online brasileira está usando mais funcionalidades online de seus telefones. Os donos de tablets se mostram também consideravelmente engajados com as diversas funcionalidades dos seus aparelhos, especialmente a navegação de internet, o acesso a redes sociais, os emails, e os aplicativos.

O público mais jovem (abaixo de 35 anos de idade) tende a passar mais tempo em seus smartphones fazendo atividades diversas, tais como navegar, usar aplicativos, visitar sites de redes sociais, além de serem mais propensos a comprar online por meio de seus aparelhos móveis.

O público masculino tende a fazer mais atividades online via smartphone do que o público feminino: Os homens também são mais propensos do que as mulheres a fazerem compras a partir de seus smartphones ou tablets.

A internet e a TV
Hoje, 73% do público online no Brasil usa a internet, enquanto assiste à TV. Entre os usuários da internet que navegam por meio de notebooks enquanto assistem à TV, 56% realizam atividades não relacionadas aos programas que estão assistindo. Esse numero descende a 48% quando a navegação é feita por smartphone, e a 47% no caso dos tablets.

Três de cada quatro (74%) brasileiros online realizam pesquisas na internet sobre produtos que desejam comprar offline — um aumento de 9 pontos percentuais em relação aos resultados da mesma pesquisa feita durante o ano passado. O percentual dos que usam um dispositivo movil para pesquisar na internet enquanto estão em uma loja física aumentou consideravelmente de um ano para cá (48% em 2013 vs. 37% em 2012).

A causa do aumento dos consumidores online pode estar relacionada a uma maior receptividade à publicidade digital e maior confiança dos usuários: Mais de oito de cada dez (84%) já realizaram alguma compra online, seja por meio de um computador/laptop, smartphone ou de um tablet.

As informações são da comScore

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também