Conteúdo em alta na mídia digital out of home
Operadoras de redes investem em produções interativas, branded content e até em reality shows, flashes ao vivo e telejornal para cativar a audiência
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Fernando Murad
20 de dezembro de 2011 - 4h36
Nos primeiros nove meses deste ano a mídia digital out-of-home acumulou um crescimento de 19,03%, com faturamento de R$ 120,9 milhões, de acordo com dados do Projeto Inter-Meios. E não é apenas nos números que o setor tem se desenvolvido. Com uma rede de telas considerável já instalada, as empresas estão aprimorando o conteúdo oferecido ao público.
“Ainda estamos aprendendo a construir. O conteúdo deve ser mais independente, não pode estar vinculado ao áudio, e depender do ponto, se é de parada, trânsito ou espera. Quando leva isso em consideração, o veículo se torna relevante”, aponta Arnold Correia, diretor-geral da Subway Link e presidente da Associação Brasileira de Mídia Digital Out of Home (ABDOH).
A Band Outernet, que opera a TV Minuto (metrô de São Paulo e Brasília) e a TVO (em ônibus de Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre), por exemplo, está investindo cada vez mais no conteúdo interativo. “Os usuários pautam a programação. Procuramos criar essa interatividade abrindo caminhos de comunicação nas redes sociais”, conta o diretor Cris Moreira, destacando o reality show Será Que Dá Samba, que selecionou um usuário para desfilar na Mocidade Alegre no Carnaval deste ano em São Paulo.
A BusTV, por sua vez, que atua em ônibus de dez cidades brasileiras, tem apostado em ações de branded content. No mês dos namorados a rede colocou no ar dois programas com dicas dadas pela consultora de moda das lojas Marisa. Já com a Unilever fez duas iniciativas: uma na área de esportes (a empresa tem um time de vôlei feminino) e outra no horóscopo.
“Nosso foco é conteúdo de caráter utilitário e informativo, com prestação de serviço e informação. O conteúdo é feito para o público”, ressalta o diretor comercial Fabio Simões, que destaca ainda o telejornal Notícias em Movimento (produção própria), Mais Bonita (parceria com o Bolsa de Mulher) e material do Lancenet como as atrações mais aceitas da BusTV.
Até programação ao vivo já faz parte do repertório da mídia digital out-of-home. A Subway Link, que opera TVs instore em várias redes de varejo, apresenta blocos de jornalismo em parceria com o canal BandNews. Durante o Mundial de Clubes, por exemplo, a empresa entrou com flashes ao vivo com gols do Santos nas redes instaladas em hipermercados.
“O conteúdo ganha mais importância no digital out-of-home. Sem conteúdo não há audiência. Se colocarmos só publicidade, na terceira vez a tela vira paisagem”, afirma Correia.
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