Corrida presidencial esquenta no Facebook
SocialBakers aponta que Aécio Neves tem mais fãs, Dilma Rousseff tem mais interações e Eduardo Campos quase empata com o candidato do PSDB no número de curtidas
SocialBakers aponta que Aécio Neves tem mais fãs, Dilma Rousseff tem mais interações e Eduardo Campos quase empata com o candidato do PSDB no número de curtidas
Meio & Mensagem
1 de agosto de 2014 - 1h23
Enquanto o horário eleitoral gratuito não começa (o início é em 19 de agosto), os eleitores podem buscar informações nos perfis oficiais dos candidatos pela web. No Facebook, o SocialBakers fez um levantamento para mostrar como atuam na rede os líderes das intenções de voto. Quem tem mais fãs na base é Aécio Neves, do PSDB, com 1.011.380. A presidente Dilma Rousseff (PT), que busca a reeleição, é a que mais interage e detém a maior taxa de engajamento. Eduardo Campos, do PSB, tem o segundo maior índice de curtidas, atrás do candidato tucano – a vice do ex-governador pernambucano, Marina Silva, tem o maior percentual de likes, entre os nomes dessas três chapas que concorrem à presidência. Os dados compilados se referem ao período de 2 a 31 de julho – eles podem ser vistos na página Brazilian Presidential Elections.
O número de fãs de Campos forma a segunda maior base dentre os três candidatos, com 1.005 938. Dilma conquistou 842.448 seguidores. Marina Silva, por sua vez, soma 759.065, um total muito superior ao dos demais concorrentes, Michel Temer (vice de Dilma) e Aloysio Nunes (vice de Neves), com 30.874 e 6.427, respectivamente.
Diferenças nos níveis de interações também são bastante visíveis. Dilma tem 3.214.903, enquanto o presidenciável tucano tem 1.758.427 e Campos, 984.414. Esmiuçadas essas interações, percebe-se que Neves tem mais likes (80%), seguido de perto pelo ex-governador pernambucano (79%). A presidente, que tem alto índice de rejeição segundo as pesquisas eleitorais, tem um percentual de curtidas de 68%. O índice de Marina Silva, nesse quesito, é de 85% (o de Temer é 81% e o de Nunes, 73%).
O post que mais gerou buzz de cada um dos três candidatos à presidência fazem referência à Copa do Mundo. Eduardo Campos postou uma foto como torcedor, com a mensagem “Curtindo o jogo com a família pé quente”, que teve 25.557 interações e taxa de engajamento de 2,63%. Aécio Neves escreveu sobre a humilhante derrota do Brasil para a Alemanha por 7 a 1, prestando solidariedade à seleção. Somou 59.287 interações, com taxa de engajamento de 6,40%. Dilma Rousseff postou o vídeo com o garotinho argentino que dizia que os brasileiros são “bueníssimos” e usou a hashtag #CopadasCopas. Foram 123.013 interações, com taxa de engajamento de 18.66 %.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King