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Cotistas da Copa aparecem menos

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Cotistas da Copa aparecem menos

Estudo do Controle da Concorrência aponta que, entre os dez anunciantes que mais mencionam a Copa, apenas dois são patrocinadores oficiais da Fifa


19 de maio de 2014 - 12h36

A menos de um mês do início da Copa do Mundo, os intervalos comerciais da TV aberta ainda não entraram plenamente no espírito do evento da Fifa.

Levantamento realizado pelo Controle da Concorrência, que analisou veiculações feitas entre 4 e 14 de maio, aponta que somente 22,3% das inserções (3.645 comerciais) fizeram menção direta à Copa do Mundo ou a elementos que remetem ao evento (como patriotismo, torcida, festa, etc). É importante considerar que apenas os patrocinadores oficiais da Fifa ou das emissoras oficiais podem citar o termo Copa do Mundo em campanhas publicitárias. Para essa análise, o Controle da Concorrência considerou qualquer sugestão referente ao torneio de futebol feitas pelas marcas.

O instituto considerou todos os comerciais de 15, 30 e 60 segundos, exibidos ao longo das 24 horas do dia na Globo, Bandeirantes, Record, SBT e RedeTV (que totalizaram 16,283 inserções publicitárias. Para evitar distorções, o Controle da Concorrência desconsiderou as vinhetas e chamadas das próprias emissoras a respeito da Copa do Mundo.

Canais oficiais do torneio, Globo e Band concentram o maior percentual de comerciais temáticos: 33,2% e 23,1%, respectivamente.

Entre os dez anunciantes mais engajados no tema da Copa, apenas dois são patrocinadores oficiais da Fifa: McDonald’s (150 inserções) e Oi (118). Casas Bahia – que não patrocina a Copa – foi a campeã, com 601 inserções no período, seguida por Caixa (210), Bombril (152) e Claro (151). Veja o ranking dos anunciantes:
 

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