Assinar

Criatividade + organização = impacto

Buscar
Publicidade
Mídia

Criatividade + organização = impacto

De Thomas Edison a Sebastian Thrun (Google Glass), a Conferência 99U reúne informações valiosas para quem quer dar vida a ideias


14 de maio de 2013 - 11h06

(*) Por Mauro Silva

Uma grande ideia é fruto da genialidade. Certo? Errado. A grande ideia nunca será grande se ela não for realizada na sua plenitude. E as grandes realizações criativas são atos de continuidade, estudo, persistência, colaboração e superação. E isso só é possível pela união de criatividade e organização. É somente dessa soma que nascem ideias que geram impacto. Isoladas, criatividade e organização não nos levam longe, mas a combinação inteligente de ambas abre caminhos e constrói o novo. Sem essa combinação, as ideias, por mais geniais que possam ser, tendem ao esquecimento.

Essa cultura, baseada na máxima de Thomas Edison que diz que “talento é 1% de inspiração e 99% de transpiração”, cresce e comunidades vêm surgindo em torno desse tema. E, por meio da colaboração das pessoas, novas camadas de conhecimento estão sendo criadas para dar suporte a todos aqueles que querem tirar suas ideias da cabeça e colocá-las no mundo. É a cultura da transpiração criativa.

Se você acredita nisso, vale acompanhar uma iniciativa chamada 99U, promovida pela Behance. Para quem não conhece, a Behance é uma empresa que nasceu com a missão de empoderar o universo criativo para fazer ideias acontecerem. A primeira iniciativa deles foi uma plataforma digital de portfólios. Depois, lançaram um livro chamado Making Ideas Happen, logo após uma revista digital chamada 99U.com e o evento 99U Conference.

Nos dias 2 e 3 de maio tive a oportunidade de participar da quinta edição da conferência. E pude ver mais do que um evento. Vi uma comunidade interessada em aumentar o conhecimento nesse campo e fomentar essa cultura.

Mas o que, de fato, essa cultura tem a ver com a nossa indústria da comunicação?

Quando olhamos para o nosso mercado criativo da comunicação, existe uma tendência natural de valorizar o gênio solitário, o Top Gun, o criativo capaz de resolver sozinho um problema como um ato de mágica. Porém essa pessoa é apenas parte de um grande motor. É, sim, uma peça muito importante, mas ela não funciona sem as outras. E hoje, em um mundo mais rápido, em que marcas precisam se expressar perfeitamente alinhadas com seu posicionamento em frequência cada vez maior e tempo de execução cada vez menor, o trabalho em equipe se torna mais do que importante. O trabalho em colaboração é a nova forma de ser top criativo. Todos precisamos aprender a desfrutar desse novo ecossistema.

O evento reúne algumas das pessoas mais destacadas no campo das ideias realizadas. Seguem aqui alguns nomes que estavam lá e podem ser alvo de pesquisa: Sebastian Thrun, fundador do Google X, responsável pelo Google Glass e pelo automóvel com direção automática; Cal Newport, autor do livro So Good They Can’t Ignore You, que inverte a lógica e mostra que a busca prévia por aquilo que somos apaixonados é um clichê perigoso; A. J. Jacobs, defensor da frase “Fake it until you make it” baseado em experiências imersivas como a construção do livro The Year of Living Biblically no qual adota radicalmente todos os hábitos que são descritos na bíblia; Brené Brown que argumenta que as pessoas que mostram as suas fraquezas desempenham melhor e são mais felizes; Gretchen Rubin, que traz um estudo que separa as pessoas em quatro tipos que, quando compreendidos, ajudam a ter mais interação e trabalhar melhor em equipe; Jane Ní Dhulchaointigh, inventora do Sugru (sugru.com), que tem muito a ensinar sobre superação e transparência.

As diferentes visões apontam que a mágica está nos detalhes que geralmente se perdem na execução. E, por meio de exemplos reais e teorias bem fundamentadas, o evento explicita as dificuldades que surgem e orienta formas de superá-las. Dessa forma, permite que cada um possa olhar para o seu mundo de forma mais evoluída para encarar as suas próprias aspirações.

Essa cultura emergente da transpiração criativa traz pensamentos valiosos que mostram que criatividade e organização devem andar sempre juntas, pois somente juntas geram impacto. É essa a grande mensagem que fica do 99U Conference.

(*) Mauro Silva é sócio e vice-presidente de criação e planejamento da LiveAD. Este artigo foi publicado na edição 1559, de 13 de maio, do Meio & Mensagem, nas versões impressa e para tablets, exclusivamente para assinantes. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também