De olho em jovem, Yahoo renova portfólio
Em entrevista exclusiva, Robert Bridge, diretor global de marketing da empresa, explica por que a modernização da marca se tornou uma meta essencial
Em entrevista exclusiva, Robert Bridge, diretor global de marketing da empresa, explica por que a modernização da marca se tornou uma meta essencial
Igor Ribeiro
17 de junho de 2013 - 9h15
O Yahoo lançou nesta segunda-feira, 17, o serviço Localworks, ferramenta que promete melhorar o desempenho da busca por comércios ou pequenas e médias empresas prestadoras de serviços em sites de busca locais. Ainda não está disponível no Brasil, mas é mais um indicativo de como a multinacional tenta mesclar tecnologia e conteúdo entre sua carta de produtos. Essa característica foi reforçada por Robert Bridge, diretor global de marketing do Yahoo, em passagem recente por São Paulo. “Acho que temos de ter ambos para ser bem sucedidos: uma grande plataforma tecnológica, com personalização e tudo o mais, mas não se isolar em mídia”, disse o executivo, com exclusividade ao Meio & Mensagem.
O executivo esteve na cidade promovendo o Beat & Beauty, concurso para eleger a DJ mais popular do Brasil que se conecta ao calendário de festivais de música que a empresa tem promovido mundo afora. Entre a produção de conteúdo, os festivais têm sido uma forma de a empresa se reconectar ao público jovem, com o qual nasceu e cresceu durante os primeiros anos da internet comercial – a companhia já tem 17 anos –, mas foi perdendo para marcas digitais como Google e Facebook. “O novo posicionamento desde que Marissa (Mayer) entrou é tornar nossa audiência mais engajada e inspirá-la ao máximo”, afirmou Bridge, referindo-se à nova CEO, que tem promovido um amplo reposicionamento do Yahoo.
O concurso Beat & Beauty começou em 15 de maio e entrou em sua fase final com a indicação – também na segunda – das duas finalistas: Däi Ferrera e Dot Larissa. Elas concorrerão pela vaga que levará a vencedora para tocar no Yahoo! Wireless Festival, em meados de julho. “É uma área com poucas ações, enquanto há tantas mulheres talentosas, especialmente aqui. Achamos que era uma oportunidade muito legal”, disse Bridge.
Outro investimento recente em reaproximação com a audiência jovem foi a compra da plataforma de blogs Tumblr, pela qual pagou US$ 1 bilhão. Famosa por facilitar a publicação de gifs, imagens e vídeos, a ferramenta se tornou uma rica fonte de irreverência digital. Por isso, muitos usuários mais assíduos ficaram preocupados com a aquisição. “Nós prometemos não estragá-lo”, assegurou Marissa em seu post sobre o negócio, publicado em 20 de maio.
“A aquisição do Tumblr está atravessando os últimos trâmites e deve concluir até o segundo semestre”, disse Bridge. Além da ferramenta, ele cita diversas melhorias realizadas ao longo do último ano como provas da dedicação da marca em proporcionar experiências inovadoras em conteúdo e tecnologia. Entre elas, a atualização do Flickr, o redesenho da homepage americana e os novos aplicativos de esportes e de clima. “O Yahoo está no caminho da web 3.0. Quero trazer esses conceitos o mais breve possível também para o Brasil”, afirmou o executivo.
A íntegra desta entrevista está publicada na edição 1564, de 17 de maio, exclusivamente para assinantes, disponível nas versões impressa e para tablets do Meio & Mensagem.
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